ideia nas mãos

Como saber se a minha ideia estúpida vai mudar o mundo

Como vencer, TodosComentários fechados em Como saber se a minha ideia estúpida vai mudar o mundo3537

“Ter ideias é fácil, o difícil é perceber se a minha ideia é apenas estúpida ou se é estúpida e vai mudar o mundo!”

A experiência de Sam Schillace, empreendedor e vice-presidente da empresa de tecnologia Box, poderá dar-te uma ajuda a perceber se a tua ideia tem futuro ou não…

Em 2005, em parceria com os colegas Steve Newman e Claudia Carpenter, Sam Schillace criou um software chamado Writely. Este era tão inovador que acabou por ser comprado pela Google, tornando-se a base para o atual Google Docs – uma plataforma onde podes criar, partilhar e aceder aos teus documentos em qualquer lugar. No entanto, Writely foi no início considerada uma má ideia e um desperdício de tempo.

“O que eu aprendi ao longo do tempo é que, ideias interessantes e criativas quase sempre parecem estúpidas no início“, diz Schillace. “Agora o conceito é óbvio, vivemos no mundo da ‘nuvem’*”, “o Google Docs é obviamente uma boa ideia e é difícil pensar que não seja. “

“Se 80% acha que é a ideia mais idiota de sempre e deve morrer queimada, e 20% acha que é a melhor coisa que já ouviram, então provavelmente tiveste uma ideia genial.”

No entanto, na época em que desenvolveram o Writely, a única aplicação dinâmica baseado no conceito da nuvem era o Gmail. Schillace acreditou na ideia e queria experimentar, mas diz que a chave para convencer os seus colegas era fazer com que o protótipo ficasse pronto e a funcionar numa questão de dias, e quase a custo zero.

Cloud-Computing como funciona

Para fazer isso, Schillace diz que usou partes de outros projetos em andamento, em vez de construir a ideia do zero. O primeiro protótipo do Writely fez-se em dois ou três dias.

Quando o protótipo ficou pronto eles perceberam: “Oh, merda, por causa do servidor, nós os dois podemos estar a trabalhar neste documento ao mesmo tempo, é realmente muito útil.”

Schillace diz que mesmo em empresas com foco na inovação, é difícil convencer os outros do valor das coisas realmente novas. “Sempre que vês alguma ideia verdadeiramente criativa ou perturbadora, ela desafia a visão que tens do mundo. E quando és desafiado desta maneira, ou escolhes aceitar o desafio, o que significa que podes estar errado, ou rejeitá-lo, o que significa que a ideia em si é errada, e não tu. Portanto, é muito raro que as pessoas digam: ‘Oh, eu devo ser estúpido, porque é que eu não vi isso’, então geralmente a primeira reação das pessoas consiste em rejeitar ideias inovadoras.

noctula channel ideias

Mas antes de perder alguns dias ou dinheiro numa ideia duvidosa, diz Schillace, há outras coisas que podes experimentar. “Um dos sinais é olhar para o padrão de como as pessoas reagem à ideia. Se muitas pessoas respondem ‘Parece-me bem’ provavelmente não tens uma grande ideia. Se 80% acha que é a ideia mais idiota de sempre e deve morrer queimada, e 20% acha que é a melhor coisa que já ouviram, então provavelmente tiveste uma ideia genial.”

Fonte: Fast Company

*A “nuvem” ou cloud são plataformas na internet onde as pessoas armazenam e partilham informação.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts