Meias com aquecimento e GPS são criadas em Portugal

Curiosidades, Sofia Marques Correia, Todos, VídeosComments (2)2297

A empresa portuguesa de produção de meias Faria da Costa Peúgas e Confecções Lda. uniu-se ao CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal) para colocar no mercado um produto inovador, umas meias com aquecimento que brevemente irão ter também um sistema de GPS.

texteis técnicos meias com aquecimento faria da costa

A ideia das meias com aquecimento surgiu no decorrer de uma conversa entre o administrador da empresa Faria da Costa, Nuno Costa, e um cliente estrangeiro que se havia queixado de não conseguir assistir a um evento de rali na Suécia por causa do frio que sentia nos pés. Foi então que Nuno Costa começou a pensar numa forma para solucionar este problema.

alpinismo frio neve meias

As peúgas, que já estão em fase de fabrico nas instalações da Faria da Costa, são aquecidas por baterias, que permitem manter os pés quentes entre 8 e 16 horas e regulam automaticamente a temperatura“, explica o gestor.

meias aquecidas faria da costa

Nuno Costa da empresa Faria da Costa, Peúgas e Confecções Lda

As meias têm um sensor, na zona da planta dos pés, e duas baterias semelhantes às de um telemóvel, colocadas na parte das peúgas que cobre o tornozelo. “São baterias com cerca de quatro centímetros de altura que quase não se notam e não causam incómodo“, garantiu o mentor da ideia garantindo que o dispositivo permite três níveis de temperatura diferentes, que são acionados de acordo com as necessidades do utilizador.

meias com aquecimento Faria Da Costa

Enquanto os funcionários produzem as meias com dispositivo de aquecimento, no CITEVE já se trabalha numa nova investigação. Nuno Costa ficou sensibilizado com o facto de em Espanha ter desaparecido um alpinista português e decidiu investir na possibilidade de criar umas meias com GPS.

Vê mais algumas explicações sobre estas meias inovadoras, desenvolvidas pela empresa portuguesa Faria da Costa, no vídeo em baixo (a partir do minuto 3:30).

Apesar de se poder usar GPS quando se pratica alpinismo, em caso de queda ou até mesmo de uma avalanche, o GPS pode separar-se facilmente do alpinista. “Uma meia dificilmente sai dos pés, mesmo em caso de queda. E, em caso de catástrofe maior, se o dispositivo estiver devidamente programado será mais fácil prestar socorro“.


Este tema foi sugerido por Cristiana Pacheco Cardoso, sugere tu também ideias ou projetos interessantes para publicarmos no NOCTULA Channel através do nosso Facebook ou pelo email info@noctulachannel.com! :)

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fontes: Ver Portugal, Porto Canal, Farol de Ideias

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts