Mario Trindade Atleta

Mário Trindade, o atleta que supera metas sentado numa cadeira

Pedro Silva-Santos, Todos, UAU!Comentários fechados em Mário Trindade, o atleta que supera metas sentado numa cadeira2146

Desportista a tempo inteiro, Mário Trindade gosta de competir, de superar os seus limites e ainda arranja forças para superar os limites que os outros lhe tentam impor.

Para Mário Trindade, atleta de alta competição, o desporto adaptado não é para coitadinhos nem uma “desculpa para sair de casa”. O NOCTULA Channel encontrou-o para uma conversa à saída do ginásio ForLife, seu patrocinador, onde treina quatro dias por semana, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras de manhã. De segunda a sábado, durante a tarde, treina na Pista do Fontelo, com o apoio da Câmara Municipal de Viseu.

Afinal hoje não consegui vir ao ginásio antes da nossa conversa, entalaram-me o carro e não consegui passar com a cadeira de rodas… Terei que vir treinar à tarde.”, desabafou Mário quando nos encontrámos para tomar um café. Esta é uma das dificuldades que alguém que usa cadeira de rodas tem que enfrentar no seu dia-a-dia, a falta de civismo e de atenção é ainda muito frequente. Apesar de já muito ter sido feito e melhorado a nível arquitetónico, ainda há muitas lacunas que dificultam a vida aos utilizadores de cadeira de rodas.

Mário Trindade TEDx Viseu

Apesar dos problemas na coluna com que nasceu, que foram piorando à medida que crescia, provocando dores e dificuldade em respirar, o desporto sempre fez parte da vida de Mário Trindade, tendo praticado ciclismo e atletismo na adolescência. Aos 17 anos, chegou finalmente a altura de ser operado, para corrigir este problema e ter uma vida mais confortável, mas nem tudo correu como seria de esperar…

Mário Trindade diz que nasceu duas vezes, a segunda foi depois da operação, que supostamente tinha tudo para correr bem, mas não correu: acordou da anestesia sem sentir as pernas. “Estive deitado durante cinco semanas sem me mexer e foi neste período da minha vida que eu senti que tinha voltado a “nascer. Tornei a ser bebé… e tudo começou de novo… tudo o que havia aprendido até aqui parecia escondido no meu subconsciente. Até as tarefas mais simples como comer, fazer a higiene diária, tinham que ser feitas com a ajuda de terceiros”.

Mario Trindade Atleta

Depois da sua difícil recuperação, trabalhou durante alguns anos, teve até um negócio próprio, um clube de vídeo em Vila Real, e um programa de rádio. Mas foi no final dos anos 90 que finalmente voltou à sua paixão de adolescente: o desporto! Começou pelo basquetebol em cadeira de rodas, tendo feito parte da seleção nacional.

Em 2003 regressou ao atletismo: “Emprestaram-me uma cadeira já velhinha mas ainda operacional e comecei a minha prática desportiva”. No atletismo conquistou vários recordes, inclusivamente um recorde do Guinness, tendo superado a “maior distância percorrida em cadeira de rodas”, mais de 181 147 metros em 24 horas.

Em Portugal não é fácil praticar atletismo em cadeira de rodas, devido à falta de apoios. Quando conhece atletas em competições internacionais, Mário Trindade apercebe-se que o investimento no desporto, e no desporto adaptado em particular, é muito superior ao exercido no nosso país. Essas diferenças fazem-se depois sentir nos resultados dos portugueses, explicou ao NOCTULA Channel. O atleta defende que os seus colegas do desporto adaptado em Portugal se deviam unir e lutar por mais apoios, “quando vamos a provas no estrangeiro, estamos a promover o nosso país lá fora”.

Ir aos Jogos Paraolímpicos foi uma grande vitória de Mário Trindade e o auge da sua carreira no atletismo.Agradeço a todos os que têm acreditado em mim e que me ajudaram a levar Portugal aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016!”, diz o atleta.

Apoia o atleta Mário Trindade, conhece melhor a sua história de vida inspiradora e segue as suas conquistas na página de Facebook.

Neste episódio do meu vídeo blog (Vlog) estive a conversar com o meu amigo Mário Trindade. Vê aqui o artigo que escrevi sobre esse episódio.


Este artigo foi escrito pelo NOCTULER Pedro Silva-Santos.

Pedro Silva-Santos NOCTULER NOCTULA Channel

Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts