Poupe energia neste Natal, gaste com a sua família

Curiosidades, Eletricidade, Energia, Natal, Poupar, Selectra, TodosComentários fechados em Poupe energia neste Natal, gaste com a sua família226

2017 está a chegar e, como todo o fim de ano, parece que a energia das pessoas muda. Estamos mais alegres, à espera do momento para reunir a família, e com a esperança de que no próximo ano será tudo ainda melhor. Compramos o bacalhau, preparamos as rabanadas, selecionamos um bom vinho para as noites especiais, escolhemos as roupas mais bonitas para exibir, compramos o nosso pinheirinho e, com todo o cuidado e carinho, vamos decorando cada canto das nossas casas: laços vermelhos, velas douradas, presépios e as luzes natalícias.

Apesar de toda a felicidade que costuma haver neste momento, há algo que nos deixa um pouco preocupados: os gastos. Entre presentes, festas, preparação da ceia e decoração típica da festa, as nossas despesas costumam aumentar muito em cada final de ano. E ainda há o pagamento das faturas de eletricidade, as quais, geralmente, só pagamos um mês depois, mas costumam vir com um valor acima da média devido, entre outras coisas, às luzes natalícias.

Sabia que cada pequena luz natalícia incandescente consome uma média de 0,5 Watts? É verdade que não parece muito, mas se consideramos um cordão com 100 destas luzes natalícias e que, normalmente, elas costumam estar ligadas, aproximadamente, 8 horas por dia, durante 30 dias, este consumo passa a ser de 12kWh/mês. Normalmente, não utilizamos somente um conjunto destes na decoração, mas uns dois ou três, o que poderia elevar o consumo em até 36kWh/mês. Considerando uma casa de uma família de quatro pessoas, com uma potência contratada de 6,9kVA e um consumo médio de eletricidade de 500kWh/mensal, as luzes natalícias poderiam representar um 7,2% a mais de gasto em energia.

Mas como poderíamos evitar este aumento na nossa despesa elétrica? Carlos Afonso Sobral, responsável da Selectra Portugal, empresa especialista na comparação de tarifas de luz e gás natural no mercado livre, deu-nos alguns conselhos: “primeiramente, o consumidor deve sempre optar por luzes natalícias de LED, antes das incandescentes, porque são muito mais económicas; também deveria mantê-las apagadas enquanto ainda houver luz natural e ao dormir; e, por último, é essencial ter cuidado com a iluminação de Natal usada em áreas externas porque os efeitos do clima podem danificar o material isolante dos cordões, o que aumentaria o risco de choque elétrico ou curto-circuito.”.

Agora que já recebemos dicas de como poupar na nossa eletricidade neste Natal, resta-nos aproveitar a festa e desejar um feliz Natal.

noctuler-selectra

Este artigo foi produzido pela equipa Selectra, líder no aconselhamento de tarifas de gás natural e electricidade em França e Espanha e agora em Portugal. Atualmente tem ao seu dispor o site dirigido aos consumidores de energia onde podem comparar as tarifas e ter toda a informação relacionada com o mercado livre.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts