Larvas plástico esferovite adubo

Larvas que comem plástico vão produzir adubo

Curiosidades, Sofia Marques Correia, TodosComentários fechados em Larvas que comem plástico vão produzir adubo865

O plástico, há muito considerado como não biodegradável e um dos maiores contribuidores para a poluição do planeta, talvez tenha conhecido o seu parceiro ideal: as larvas da farinha. Investigadores descobriram que estes animais podem viver com uma dieta de esferovite e outros tipos de plástico.

Apesar do esferovite (ou isopor, no Brasil), também chamado de espuma de poliestireno ou poliestireno expandido, ser um material com muitas vantagens, por ser leve e durável, permitindo proteger objetos sensíveis e isolar termicamente, tem um custo ambiental elevado – não se degrada facilmente e pode durar centenas de anos na Natureza.

A grande descoberta dos cientistas foi que no intestino destas larvas existem bactérias que são capazes de biodegradar esferovite, transformando-o em lixo orgânico, de acordo com os estudos publicados na Environmental Science and Technology pelos co-autores Professor Jun Yang e seu aluno Yu Yang, da Universidade Beihang, e o engenheiro da Universidade de Stanford, Wei-Min Wu.

Larvas plástico esferovite adubo

Quando comem esferovite, as larvas crescem normalmente e transformam-na em dióxido de carbono e lixo biodegradável. Este lixo parece ser seguro para utilizar como adubo de plantas e até culturas agrícolas.

A saúde das larvas foi tida em conta durante o estudo, os cientistas verificaram que as larvas que se alimentaram exclusivamente de esferovite eram tão saudáveis como as que tinham uma dieta normal de farelo.

As larvas da farinha, que são a fase larvar de uma espécie de besouro, são insetos comuns, mas não são os únicos que conseguem digerir plástico. Segundo um estudo realizado pelos mesmos investigadores, as larvas da Traça-indiana-da-farinha conseguem comer e digerir o material usado nos sacos de plástico.

Mesmo com a ajuda das larvas que comem plástico, Wei-Min Wu diz que não são uma substituição para a reciclagem. “Precisamos de ser melhores a reciclar. Não devíamos deixar plástico por todo o lado“.

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Lê todos os artigos da Sofia aqui.

Também gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fonte: CNN

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts