João Pedro Gaspar da REN – COMUNICA 2016

Comunica 2016, Oradores - Comunica 2016, TodosComentários fechados em João Pedro Gaspar da REN – COMUNICA 2016530

O Dr. João Pedro Gomes Gaspar, responsável pela área de Servidões e Património do Grupo RENfez parte do painel de oradores da Conferência COMUNICA 2016 – Comunicação na área do Ambiente, com a apresentação do tema “Gestão de vegetação nas faixas de servidão das redes de transporte de eletricidade – Uma mudança de paradigma”.

Licenciado em Engenharia dos Recursos Florestais, executive MBA em Gestão de Negócios e pós-graduado em “Direito Empresarial”, o Dr. João Pedro Gaspar, está desde o inicio da sua carreira ligado ao Grupo REN. Exercendo inicialmente funções na área da engenharia florestal, com responsabilidade na área das indemnizações e expropriações e ambiente, passou depois para a coordenação do grupo de trabalho de qualidade da área dos sistemas de gestão, até ao cargo que exerce atualmente de Responsável de Servidões e Património do Grupo REN.

comunica-2016

A REN – Redes Energéticas Nacionais atua em duas grandes áreas de negócio:

– O transporte de eletricidade em muito alta tensão e a gestão técnica global do Sistema Elétrico Nacional;

–  O transporte de gás natural em alta pressão e a gestão técnica global do Sistema Nacional de Gás Natural, garantindo a receção, armazenamento e regaseificação de GNL, bem como o armazenamento subterrâneo de gás natural.

logo-ren_transparente

Na qualidade de concessionária da Rede Nacional de Transporte de Eletricidade, a REN, tem como missão garantir o fornecimento ininterrupto de eletricidade, ao menor custo, satisfazendo critérios de qualidade e de segurança.

Para garantir as condições de segurança das infraestruturas energéticas e para dar resposta à legislação em vigor, nomeadamente a relacionada com o Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a REN está a promover uma abordagem mais ativa na gestão das faixas de proteção/servidão, através de um de um projeto de reflorestação que está a ser desenvolvido por todo o país. É sobre esta abordagem que incidiu a apresentação do Dr. João Gaspar, durante a Conferência COMUNICA 2016, no dia 03 de novembro, no auditório do ISCAP, no Porto.

O objetivo das ações passa por potenciar a sua utilidade para melhorar e maximizar os serviços prestados aos ecossistemas, à biodiversidade e sustentabilidade, numa lógica de gestão multifuncional destas áreas, transformando-as em parte integrante da rede de infraestruturas verdes.

REN

Com este projeto de reflorestação a REN está a promover um ecossistema sustentável e incentivar uma intervenção mais activa dos proprietários nos seus terrenos, o que, por sua vez, irá resultar numa melhor gestão das faixas, na prevenção de incêndios e na criação de valor económico para os proprietários dos terrenos.

Entre 2010 e 2015, na sua contribuição para a recuperação da floresta autóctone em Portugal, já foram plantadas 535.000 árvores, esperando-se atingir entre 2018 e 2019 um milhão de árvores.
De acordo com João Gaspar, orador da COMUNICA 2016, cerca de 50% das faixas de servidão estão inseridas em espaços florestais.

Além da valorização da paisagem a plantação de árvores autóctones permite uma maior rentabilização da exploração dos solos; co-responsabilização dos proprietários; redução dos custos de manutenção: diminuição do risco de incêndio; melhor aceitação dos proprietários; compatibilização da vegetação com a presença da linha e aumento da compatibilização da vegetação com a presença da linha.

A REN é também membro do Movimento ECO – Empresas Contra os Fogos, um movimento da sociedade civil, com o apoio do governo, que conta com o envolvimento de várias empresas portuguesas e que tem como objectivo potenciar a prevenção dos incêndios florestais e sensibilizar a opinião pública para os comportamentos de risco.

Esta abordagem ambiental e de sustentabilidade que a REN está a abordar, demonstra o quão importante é, a elaboração de uma boa estratégia de comunicação para que se possa sensibilizar e cativar a população. Comunicar projetos neste âmbito é desafiante pois envolve questões sociais e humanas, sendo assim, importante delinear uma boa estratégia para que o objetivo principal da ação seja cumprido.

Comunica 2016 - REN

Apresentação de João Gaspar na COMUNICA 2016 – REN


As empresas presentes na  COMUNICA 2016 foram:

REN – Redes Energéticas Nacionais,

CTT – Correios de Portugal,

 NOCTULA – Consultores em Ambiente,

 LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto,

 EDP – Energias de Portugal,

 Primeira Imagem – Consultores de Comunicação,

Corticeira Amorim.


Veja aqui como correu a COMUNICA 2016: http://noctulachannel.com/comunica-2016-comunicacao-na-area-do-ambiente-um-sucesso/.

Qualquer questão, contacte info@noctulachannel.com

comunica-programa

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts