Investigadores criam computador capaz de cultivar alimentos

2017, Natasha Pádua, tecnologia, TodosComentários fechados em Investigadores criam computador capaz de cultivar alimentos341

Já imaginou ter uma horta em casa totalmente automatizada? Isso já é possível.

E não, não é dispendioso, tu próprio podes construir o teu computador de alimentos usando o software aberto do (MIT). Conheça aqui a tecnologia que pode ser o futuro da agricultura:)

Imagina que num futuro próximo podemos cultivar alimentos deliciosos e ricos em nutrientes em lugares fechados, em qualquer lugar no mundo. A agricultura inteligente (ou smart farming) está cada vez mais avançada. Controles de alta precisão, coleta de dados, técnicas de cultivo automatizadas, um verdadeiro computador de alimentos. Várias inovações vão surgindo e e felizmente algumas delas estão ao alcance de todos.

No MIT Media Lab, Caleb Harper e a sua equipa acreditam que vai ser possível todos sermos agricultores, mesmo em ambientes totalmente urbanos. Harper é o principal investigador da Iniciativa Open Agriculture (OpenAG) e quer mudar o sistema de alimentação através da ligação entre os produtores e o mundo digital. Em conjunto com a sua equipa, desenvolveu um computador que pode recriar um ambiente específico em que as plantas crescem sem necessidade de solo.

O “Food Computer” é uma espécie de centro de controlo de uma estufa digital. Utiliza tecnologias agrícolas sem terra, como a hidroponia (técnica de cultivar plantas em alternativas ao solo, como líquidos ou areia) e a aeroponia (manter as plantas suspensas no ar), para controlar as condições climáticas dentro de uma câmara de crescimento para as plantas. Permite regular variáveis como o dióxido de carbono, a temperatura do ar, a humidade, o oxigénio dissolvido ou o pH.

Esta tecnologia inovadora é um sistema digital, que fornece um ambiente controlado para a agricultura usando controles robóticos e foi projetado para otimizar a produção agrícola dentro de uma câmara controlada, seguindo uma receita predefinida. O diferencial é que as “receitas” para diferentes tipos de planta e o software que monitoriza os dados são de livre acesso. Os próprios utilizadores podem colaborar para melhorar o processo

Para os interessados, é possível ainda construir a sua própria estufa em tamanho pequeno (aproximadamente o tamanho de uma mesa) e usar os dados do software. Há ainda o tamanho médio, para pequenos produtores. E, por fim, o data-center, ainda em desenvolvimento, para produção industrial, que incluirá diferentes culturas simultaneamente, ideal para estufas verticais.

E as ferramentas? Também podes fazer as tuas! Basta entrar para no Farm Hack, uma comunidade mundial de agricultores que constroem e modificam as suas próprias ferramentas. Os integrantes desta comunidade partilham tudo online e em meet ups (encontros presenciais marcados nesta app aqui), porque acreditam que se tornam melhores agricultores quando trabalham juntos

Para quem deseja construir um “Food Computer“, os investigadores prevêem que o tempo de retorno no lucro, que se estimava em 10 ou 12 anos, reduza para 6 a oito anos graças ao aparecimento de novas tecnologias.

Vê aqui o vídeo de Caleb Harper sobre esta inovação 🙂

Natasha Pádua NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Natasha Pádua (natasha.padua@gmail.com), do Blog Eat Innovation, um site sobre projetos inovadores da área alimentar. Lê todos os artigos da Natasha aqui.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts