Como a inovação pode ajudar aqueles que mais amamos

Natasha Pádua, Todos, VídeosComentários fechados em Como a inovação pode ajudar aqueles que mais amamos1344

Poucas coisas são mais tristes que ver aqueles que mais amamos sofrer e não podermos remediar. Ainda não existe cura para todas as doenças, mas e se pudéssemos, pelo menos, tornar a vida dessas pessoas mais confortável? A inovação pode ajudar!

Sugestão de leitura:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Certa vez o médico Faii Ong deparou-se com uma paciente de 103 anos a perder peso. Não se sabia o que se passava com ela, pensaram que fosse em algo grave, talvez um cancro ou outra doença. Por fim descobriram que era apenas um pequeno detalhe: ela não conseguia comer. Por ser portadora da doença de Parkinson, ela perdia peso por causa das suas mãos trémulas, que faziam com que não tivesse firmeza a segurar a colher para comer uma simples sopa.

Desde aquele encontro, o médico criou algo para a ajudar a sua paciente e a todos os que sofrem com tremores: a GyroGlove, uma luva que estabiliza a mão, facilitando tarefas comuns do dia a dia, incluindo comer, escrever ou cozinhar.

luva parkinson inovação

O mecanismo desta luva é semelhante ao dos giroscópios usados em estações espaciais. O giroscópio, que fica apoiado no dorso da mão, produz milhares de rotações por minuto, constantemente reequilibrando a mão tremula do utilizador. É simples, mas funciona, e reduz os tremores em até 90%. É a mesma sensação de submergir as mãos num líquido espesso.

No futuro, o mesmo mecanismo poderá auxiliar profissionais que necessitem de firmeza e precisão no trabalho, como os cirurgiões. Também poderá ser adaptado a outras partes do corpo, melhorando a qualidade de vida de ainda mais pessoas.

A luva ainda não está disponível no mercado, mas se quiseres, podes inscrever-te na lista de espera no website da empresa.

inovação

Não é preciso ser especialista para inovar. Lily Born, uma menina inglesa de apenas 11 anos, inventou um copo de base estável, que não se parte nem derrama o conteúdo. Tudo para ajudar o avô, doente de Parkinson.

O “Kangaroo Cup“ (traduzindo, Copo Canguru) é uma caneca de três pernas. Lily Born iniciou uma campanha crowdfunding para angariar o dinheiro necessário para avançar para a produção do objeto, atingiu a meta e passou à fase do protótipo. O primeiro copo estável era feito de cerâmica, mas partia-se com facilidade, e outra campanha de angariação de fundos foi necessária para melhorar o produto.

inovação

copo parkinson kangaroo

Com a segunda campanha, o projeto finalmente ganhou vida! O copo, agora de plástico, é estável, fácil de guardar, podendo ser empilhado para ocupar menos espaço no armário, e possui uma borda curva para dentro que dificulta respingo.

E a ti, o que te inspira a inovar?

Natasha Pádua NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Natasha Pádua (natasha.padua@gmail.com), do Blog Eat Innovation, um site sobre projetos inovadores da área alimentar. Lê todos os artigos da Natasha aqui.

Também gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

FontesFast CompanyO Globo

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts