Empreendedorismo Social

22 projetos que estão a tornar este mundo num sítio melhor – Empreendedorismo social

Ideias Brilhantes, Sofia Marques Correia, TodosComments (1)13250

Existem vários problemas a resolver neste mundo, principalmente nos países em desenvolvimento. As boas notícias é que também existem muitas pessoas e organizações a querer resolvê-los!

O Empreendedorismo Social é fundamental para melhorar as condições de vida das pessoas no planeta. Inspira-te em alguns projetos que estão a tornar este mundo num sítio melhor:

Como resolver os problemas da falta de Luz e Energia nos países em desenvolvimento?

Pelo menos 1,2 mil milhões de pessoas no mundo ainda vivem sem acesso à eletricidade, tendo que recorrer a fontes poluentes, perigosas e prejudiciais para a saúde para iluminar as suas casas, como lâmpadas de querosene ou geradores a diesel.

Para dar resposta a este problema, têm surgido vários projetos que utilizam fontes renováveis, como a eneriga do sol e do movimento, para gerar eletricidade.

1. GravityLight: Lâmpada que funciona com a gravidade e não requer energia (ler mais):

A ideia brilhante da GravityLight surgiu no Reino Unido e foi um grupo de engenheiros que a desenvolveu. A inovação reside no facto de esta fantástica lâmpada funcionar sem qualquer bateria, eletricidade ou luz solar, acende apenas através da força da gravidade.

gravitylight luz ilumicação

2. Bola de futebol produz eletricidade durante o jogo (ler mais):

Em 2008, quatro estudantes da Universidade de Harvard criaram uma bola de futebol que transforma energia cinética, ou seja a energia do movimento, em corrente elétrica. A bola que produz eletricidade chama-se “Soccket”, não se esvazia e é resistente à água.

A bola que produz eletricidade chama-se “Soccket”, não se esvazia e é resistente à água.

3. Lanterna solar em origami dá luz sem gastar um cêntimo (ler mais):

SolarPuff é uma lanterna com placas solares, em que 4 horas ao sol garantem de 8 a 10 horas de luz durante a noite. A criadora da lanterna, Alice Min Soo Chun, quis criar algo que poderia ser utilizado nos esforços de socorro após o terremoto de 2010 que atingiu o Haiti.

lanterna solar solarpuff

4. GiraDora: A máquina de lavar roupa a pedal (ler mais):

Lavar a roupa nos países em desenvolvimento pode ser uma tarefa árdua e até perigosa. Quando não se tem possibilidades para ter uma máquina de lavar roupa ou sequer acesso a eletricidade, uma simples viagem ao rio ou tanque pode levar a ataques por parte de animais ou pessoas.

Para evitar tudo isso, Alex Cabunoc e Jia You criaram a GiraDora – uma máquina de lavar roupa a pedal. Projetada especificamente para a população nos países mais desfavorecidos, a GiraDora espera aliviar a carga horária (cerca de 6 horas por dia, 3 a 5 dias por semana) e o trabalho de quem lava a roupa à maneira antiga.

GiraDora máquina de lavar roupa a pedal

5. O frigorífico de barro que não usa eletricidade (ler mais):

Como em muitos locais do mundo as populações não têm acesso à eletricidade, o indiano Mansukhbai Prajapati criou um frigorífico de barro que não precisa de eletricidade para manter os alimentos frescos.

O indiano Mansukhbai Prajapati criou um frigorífico de barro e chamou-lhe Mitti Cool, este não precisa de eletricidade para manter os alimentos frescos.

6. A lâmpada engarrafada: a história de uma garrafa de plástico com um objetivo na vida (ler mais):

A organização sem fins lucrativos Litro de Luz tem um projeto de iluminação que consiste em levar luz natural e de modo sustentável a locais com poucos recursos, através de garrafas de plástico usadas.

Liter of Light (Litro de Luz), que tem como objetivo levar a tecnologia da lâmpada engarrafada às mais remotas regiões do mundo.

Como resolver os problemas da falta de Água ou da sua má qualidade nos países em desenvolvimento?

Infelizmente, a água potável não é ainda um bem acessível a todos. A falta de água em algumas zonas do planeta é um grande problema, 780 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável, ou seja, uma em nove pessoas, e mais de 3,4 milhões de pessoas morrem todos os anos devido a doenças relacionadas com água, saneamento ou higiene.

Mas este número poderá diminuir graças a várias invenções que têm surgido pelo mundo, vê aqui algumas delas:

7. Solução criativa para o problema mundial da água (ler mais):

A empresa norte-americana Wello, pensando nos problemas sociais que fazem milhões de pessoas terem que andar horas para conseguir água, inventou um método que pode ser uma verdadeira revolução – WaterWheel.

water wheel india água

8. Água a partir do ar: 3 ideias brilhantes para obter água potável (ler mais):

A UTEC, a Universidade de Engenharia e Tecnologia em Lima, no Peru, desenvolveu em colaboração com a MAYO DraftDCB, o primeiro outdoor do mundo que pode produzir água potável a partir do ar.

Nesta região a maior parte das famílias retirava água de poços, no entanto a sua qualidade não era boa, encontrando-se muitas vezes contaminada.

utec billboard água

Outra solução para obter água a partir do ar, com o mesmo conceito, foi criada pelo designer Arturo Vittori – WarkaWater, neste caso a água é recolhida da atmosfera através de uma estrutura de 9 metros feita de bambu e um tecido especial. Esta ideia surgiu na Etiópia, onde as mulheres e crianças andavam várias horas por dia para recolher água.

warka-water etiópia água

Mais uma solução que gera água a partir do ar, desta vez portátil e que se pode encaixar numa garrafa de água comum, baseia-se na estrutura de um besouro que vive no Deserto da Namíbia.

água colector

9. Um livro que pode salvar vidas – Purificação de água (ler mais):

Water Is Life, uma organização sem fins lucrativos, criou The Drinkable Book, um livro com um sistema de purificação de água portátil em forma de livro. Os livros são impressos em papel de filtro revolucionário que pode reter qualquer uma das doenças mortais mais comuns do mundo, transmitidas pela água.

filtro água potável

10. Garrafa com filtro de água como nenhum outro (ler mais):

O projeto Drink Pure desenvolveu um filtro que remove bactérias e contaminantes de qualquer água. Este filtro pode ser muito útil quando estás a viajar por países em que não confias na água da torneira, ou quando estás a fazer trekking, ou simplesmente a passear ao ar livre, e não encontras uma fonte de água em que possas confiar totalmente. No entanto, a grande oportunidade é sua utilização em países em desenvolvimento, onde a água não contaminada é escassa.

Já existem muitos tipos de filtro, de diversos preços e modelos, para fornecer água potável. No entanto, as grandes vantagens do Drink Pure é que se adapta a uma simples garrafa de plástico, a sua utilização é muito intuitiva e é feita de material reciclado.

drink pure a beber água

11. Filtro de madeira remove 99% das bactérias da água (ler mais):

Cientistas do prestigiado instituto americano MIT tentaram filtrar água contaminada, usando pouco mais que um ramo partido de uma árvore e um tubo de plástico. O resultado foi surpreendente: o ramo conseguiu filtrar 99% das bactérias presentes na amostra de água contaminada.

wood water filter madeira filtro água mit

Como cirar emprego em países em desenvolvimento? – Empreendedorismo Social

12. Animais que nascem em chinelos velhos (ler mais):

No Quénia, tal como em muitos países em desenvolvimento, os chinelos são o calçado mais popular e são usados por milhões de pessoas. Por serem práticos e custarem apenas um dólar são usados por crianças e adultos, bem como por turistas que visitam as praias de areia branca na África Oriental. Isso faz com que as praias estejam cheias deste tipo de calçado abandonado.

Foi para resolver o problema dos chinelos abandonados que a empresa queniana Ocean Sole nasceu. Os chinelos são recolhidos e transformados por trabalhadores locais em brinquedos, jóias, esculturas e produtos de decoração.

Este projeto dá trabalho a pessoas em zonas remotas mas também na capital, Nairobi, onde se encontram as oficinas e os escritórios da Ocean Sole.

ocean sole girafa trabalhado

13. Extintor de incêndio que cabe no bolso (ler mais):

Nos bairros de lata das Filipinas, há 8 000 incêndios domésticos por ano. Muitos desses pequenos incêndios tornam-se rapidamente em infernos que ameaçam famílias e casas amontoadas compostas por madeira e plástico.

Para resolver este problema, a cidade e a agência de design DM9 JaymeSyfu desenvolveram um extintor de incêndio que pode facilmente apagar pequenos fogos apenas por um dólar.

extintor de incêndio portátil barato

14. Carteiras recicladas que estão a mudar o mundo (ler mais):

Profundamente tocado pelo que experienciou em viagens nos continentes africano e asiático, James Boon decidiu fazer a diferença na educação das crianças destes continentes, e assim fundou a Elephant Branded.

A Elephant Branded recolhe sacos de cimento e transforma-os em bolsas, carteiras e malas feitas à mão. “Cada venda permite-nos enviar um kit escolar [para uma criança carenciada] e também investir em mais material para vender.”

escola doação

Como melhorar a Saúde das pessoas e a sua qualidade de vida nos países em desenvolvimento?

15. Roupa inteligente portuguesa salva vidas e transforma pessoas em Super-heróis (ler mais):

Para climas húmidos e tropicais, a marca portuguesa de roupa inteligente Manifesto Moda está a combinar na mesma peça de roupa diferentes funcionalidades, como repelente de mosquitos (especialmente procurada para prevenir doenças como a malária e a dengue) com antibacteriana, que, ao eliminar fungos e bactérias, reduz igualmente o mau cheiro e acaba com as desagradáveis manchas de suor debaixo dos braços.

roupa repelente mosquitos malaria dengue

16. Método que está a ajudar crianças a ver melhor: Óculos inovadores (ler mais):

Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de problemas de visão, mas é nos países em desenvolvimento que este problema é maior, onde a utilização de óculos é considerada um luxo, sendo que existem poucos técnicos habilitados a receitar as lentes corretas. Para resolver este problema, o programa Child ViSion criou uns óculos autoajustáveis a qualquer pessoa.

oculos adspecs crianças

17. Câmara fotográfica feita com restos de telemóvel (ler mais):

Pacam é uma câmara fotográfica para crianças, de baixo custo e feita com peças de telemóveis velhos. O objetivo é incentivar as crianças a moldar os seus próprios sonhos, proporcionando momentos de diversão e distração.

máquina fotográfica simples

18. Telhados feitos com garrafas de plástico (ler mais):

A organização sem fins lucrativos Reuse Everything Institute criou uma máquina capaz de converter o plástico das garrafas em materiais de construção a preços acessíveis.

Os telhados utilizados no Equador, um dos locais onde a organização atua, são maioritariamente de chapa metálica, tornando as casas muito quentes durante o dia e muito barulhentas quando chove. As casas com telhas de plástico tornam-se mais frescas, menos barulhentas e ao mesmo tempo permitem que a luz do sol ilumine a casa.

telhado garrafas de plástico reuse everything institute

19. Os sapatos ajustáveis que crescem com os pé (ler mais):

Segundo o projeto The Shoe That Grows, “Há mais de 300 milhões de crianças que não têm sapatos. E muitos mais com sapatos que não lhes servem“. O grande problema é que as crianças que andam descalças ficam sujeitas a lesões e a parasitas que infetam humanos através dos pés.

Para resolver este problema a organização criou uns sapatos que crescem ao longo dos anos, são sapatos ajustáveis que podem crescer 5 tamanhos e duram pelo menos 5 anos.

"The Shoe That Grows", sapatos ajustáveis criados por Kenton Lee da Organização Because International, que ajustam o seu tamanho ao pé de quem os calça.

20. Como é que um peixe de ferro te torna mais saudável? (ler mais):

A anemia é o problema nutricional mais comum no mundo, cerca de 2 mil milhões de pessoas são afetadas, ou seja 30% da população humana. Mas, como combater o problema se, em muitos lugares, os suplementos alimentares não estão disponíveis ou são muito caros? Um simples peixinho de ferro pode ser a solução.

peixe de ferro anemia cambodja

21. 2 em 1: Mesa e Mochila num só (ler mais):

Nas escolas rurais da Índia, as crianças muitas vezes sentam-se no chão e levam os seus livros e materiais em sacos de plástico. Para dar um impulso a estas crianças desfavorecidas a organização não governamental sem fins lucrativos Aarambh criou uma secretária de cartão usado multifunções, uma pequena mesa que se converte uma mochila.

menino indiano mochila mala cartão

22. Escola flutuante garante aulas mesmo durante cheia (ler mais):

A região de Makoko, em Lagos, na Nigéria, enfrenta períodos de cheias todos os anos, que acabam por interferir nas aulas das crianças. A região é pobre e a maioria das pessoas mora em casas sem saneamento básico que, constantemente são destruídas pela água.

Para resolver este problema o arquiteto Kunlé Adeyemi, do gabinete NLÉ, em 2012, criou uma escola flutuante e auto-sustentável. Assim, com estas escolas, as crianças da região não ficarão sem aulas mesmo em períodos críticos de cheias, podendo chegar ao local usando barcos ou canoas.

escola madeira flutuante nigéria educação áfrica

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts