Histórias por de trás das cidades coloridas!

2018, Curiosidades, Estela Fernandes, Todos, UAU!Comentários fechados em Histórias por de trás das cidades coloridas!321

O que têm em comum Porto, Jodhpur, Chefchaouen e St. John’s?

Todas estas cidades têm bairros coloridos, muitos deles considerados Património da Humanidade, como é o caso do centro histórico da Cidade Invicta.

Já disponível no Brasil

nas livrarias CulturaSaraiva

www.emprego30dias.com/videos

Zona da ribeira – Cidade do Porto

O colorido destas cidades é nos dias de hoje, umas das maiores atrações turísticas, mas qual a verdadeira explicação para tanta cor?

Muitas vezes, as razões por detrás das escolhas cromáticas que encontramos nestes locais têm histórias fabulosas. Será possível que uma cidade tenha sido pintada de cor-de-rosa apenas para celebrar a visita de um príncipe? Ou pintada de várias cores excepto branco, porque um governador tinha enxaquecas? 🙂

O site americano Curbed, selecionou as 23 cidades mais coloridas do mundo. Seguindo esta seleção, contamos-te aqui a história por de trás do colorido de algumas destas cidades.

Prócida – Itália

Esta pequena cidade italiana fica perto de Nápoles. As cores mais espetaculares estão na região da Marina Corricella. Qual o motivo de tanto colorido? Os pescadores pintaram as suas casas em cores vivas para que pudessem reconhecê-las do mar.

Chefchaouen – Marrocos

Vais adorar ler este romance:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Vê os vídeos de alguns capítulos, aqui.

Localizada na região montanhosa de Ride, no norte do Marrocos, Chefchaouen é conhecida como a “Cidade Azul”. As ruas e edifícios históricos estão todos pintados em diferentes tons de azul. As teorias sobre os motivos de tudo ser pintado em azul são muitas. Alguns dizem que é para combater os mosquitos outros dizem que os moradores judeus que fugiam da Inquisição espanhola usaram tinta azul para simbolizar o céu.

Rainbow Village – Taiwan

O local foi construído para ser uma área residencial para ex-membros das Forças Armadas. No entanto, em 1990, com a falta de uso, o Rainbow Village em Taichung, Taiwan, recebeu ordem para ser demolida.

Antes que as obras de demolição iniciassem, o residente Huang Yung-Fu decidiu transformar o bairro monótono numa colorida exibição de arte pública. Os esforços de Yung-Fu salvaram este bairro e atualmente é uma área cultural que recebe mais de um milhão de turistas todos os anos.

Boo Kaap – Cidade do Cabo (África do Sul)

Esta cidade aparece na lista das mais coloridas do mundo devido a Bo-Kaap, o famoso “Quarteirão muçulmano” da Cidade do Cabo.

Apesar da atual aparência, no séc. XVII, esta zona era destinada exclusivamente aos escravos que o império holandês importava da África, Índia, Indonésia, Malásia e Sri Lanka. Por volta de 1844, chegaram os muçulmanos e islâmicos e iniciaram a construção de inúmeras mesquitas na região. Durante o Apartheid o bairro era uma “favela” versão sul africana.

Conta-se que para celebrar o fim deste regime de segregação racial, os habitantes começaram a pintar as suas casas e edifícios de vários tons vibrantes. Bo-Kaap é atualmente considerado Património Nacional, possui edifícios de 1750 e muitos restaurantes servem ainda a gastronomia dessa época.

St. John’s – Canadá

Com o objetivo de revitalizar o centro da cidade no final da década de 1970, as casas vitorianas e de aspetos aborrecedores de St. John’s, foram pintadas com cores vibrantes. A ideia conquistou os moradores locais e agora a cidade toda conta com edifícios vermelhos, azuis, amarelos, verdes, etc.

Burano – Itália

Em Burano, na Itália, todos os moradores são obrigados a pintarem as suas casas a cada dois anos. Esta é a tradição que faz com que esta ilha na Lagoa de Veneza, seja tão famosa.

Conta a lenda que as cores brilhantes e vibrantes surgiram para que os pescadores pudessem reconhecer a sua casa quando pescavam a longa distância. No entanto, o mais certo é que os moradores usem as várias cores para delimitar de forma simples e prática onde uma propriedade começa e onde termina.

Jodhpur – Índia

Situada nas proximidades do deserto de Thar, a cidade de Jodhpur é conhecida como Cidade Azul ou Cidade do Sol.

A grande curiosidade desta cidade colorida é que inicialmente, o azul era a cor com a qual apenas os membros da casta sacerdotal, podiam pintar as suas casas. A cor azul era utilizada para indicar o status social (quanto mais azul, melhor a condição financeira do morador). Felizmente, esta tradição acabou por se espalhar por mais pessoas e deu origem a esta cidade colorida.

Juzcar (a cidade Smurf) – Espanha

Enquanto que outras cidades foram pintadas de azul por razões religiosas ou de status social, a localidade de Juzcar em Espanha, ficou azul no verão de 2011 com uma campanha promocional para o filme dos Smurfs. Embora o movimento tenha sido feito para ser temporário, a ideia foi tão bem sucedida em atrair turistas que os moradores votaram para manter as casas nesta cor.

Jaipur (a cidade cor-de-rosa) – Índia

Já vimos aqui muitas cidades pintadas de azul, mas Jaipur, na Índia, é uma das poucas cidades do mundo que é predominantemente rosa claro. De acordo com a lenda local, o rei Sawai Ram Singh mandou pintar a cidade de rosa em 1876 em preparação para a visita do príncipe Albert e da rainha Victoria de Inglaterra à Índia. Desde então, toda a cidade manteve esta cor.

Willemstad – Curaçao (Caraíbas)

Em Curaçao, uma ilha situada nas Pequenas Antilhas os moradores afirmam que no início do século XIX, o governador holandês Albert Kikkert sofreu dores de cabeça provocados por uma enxaqueca que piorou pelo reflexo do sol brilhante nos edifícios brancos. Ele emitiu um decreto para pintar todas as estruturas naquela ilha de qualquer cor, menos branco! Desde então várias cores dão vida aos edifícios de Curaçao.

Existem muitos outros locais espalhados pelo mundo com um colorido vibrante nas suas construções. Vê a seleção do site americano Curbed! 🙂

Este texto foi escrito pela NOCTULER Estela Fernandes.

Gostavas de partilhar com o mundo as tuas experiências, ou ideias e projetos interessantes que tenhas descoberto, e torna-te num NOCTULER!

Se gostas de escrever e procuras parceiros para divulgar o teu conteúdo, alia-te ao NOCTULA Channel, envia um email para info@noctulachannel.com e torna-te um editor do portal.

Fonte: Curbed44arquiteturae-konomista

Imagens: Todas as imagens utilizas neste artigo, foram retiradas das plataformas Flickr e Pixabay.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts