HealthyRoad: a app portuguesa que apita quando adormeces ao volante

Ideias Brilhantes, Susana Oliveira, TodosComentários fechados em HealthyRoad: a app portuguesa que apita quando adormeces ao volante23871

Publicidade da aplicação HealthyRoad (imagem de http://www.healthyroad.pt)

Publicidade da aplicação HealthyRoad (imagem de http://www.healthyroad.pt)

Uma pequena empresa do Porto, mais concretamente a “startupHealthyRoad, criou uma aplicação móvel, com o mesmo nome, que reconhece o comportamento dos condutores ao volante. Esta aplicação recorre a uma tecnologia de análise facial instalada na câmara frontal dos telemóveis e smartphones. Assim que o condutor adormeça ou se distraia, a aplicação apita e alerta-o.

A HealthyRoad situa-se no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e os seus fundadores são Filipe Oliveira, Filipe Monteiro e André Azevedo. Segundo este último, quando um condutor se distrai ou adormece, é emitido um sinal sonoro e visual que o avisa e alerta. A aplicação móvel demorou três meses a ser criada, embora os fundadores da empresa tenham começado a desenvolver a sua tecnologia de base em 2013, e foi apresentada no passado dia 25 de julho.

Segundo declarações de André Azevedo à agência Lusa, esta nova aplicação recorre a “tecnologias de biometria facial no processamento da informação recolhida pela câmara, determinando em tempo real o estado do condutor, se o olho está aberto ou fechado ou se está a olhar para um local que não a estrada”.

HealthyRoad

HealthyRoad: tecnologia de biometria facial (Imagem de http://www.healthyroad.pt)

Devido à parceria da empresa com a BMW, já foram realizados testes primários à aplicação. Desta forma foi possível receber feedback e começar a planear o “roadmap” (mapa de estrada) de desenvolvimento de tecnologia. A esperança do empreendedor André Azevedo é que “se tudo correr bem, dentro de dois a três anos vamos ter a nossa tecnologia a funcionar nos veículos” da BMW. Atualmente, os três fundadores estão a desenvolver um produto passível de ser instalado nos veículos, que tem a capacidade de detetar a fadiga, as emoções e o stress do condutor, além da distração e do adormecimento.

É de referir que “na Europa, um terço dos acidentes rodoviários são causados por distração e 20 a 25% por adormecimento”, comentou André, acrescentando que estes valores “não param de aumentar e as pessoas não têm consciência desta realidade”.

Fonte: Público

Este texto foi escrito pela NOCTULER Susana Oliveira. Também gostavas de ver os teus artigos no NOCTULA Channel? Envia-nos um email para info@noctulachannel.com ou fala connosco através do Facebook.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livroComo conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF, ePub ou para ouvir o Audio Livro em mp3!

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts