Há um país no mundo que não permite o abate de nem uma única árvore

2018, Ambiente, Estela Fernandes, TodosComentários fechados em Há um país no mundo que não permite o abate de nem uma única árvore362

A introdução de políticas “zero desflorestação”, é nos dias de hoje, umas das medidas mais importantes no âmbito da preservação da fauna e flora. Nesse sentido, vários países já começaram a reformular a sua legislação para se tornar uma sociedade mais verde e sustentável.

A Noruega foi o primeiro país do mundo a introduzir uma política de zero desflorestação, ou seja, não é permitido abater nem mais uma árvore no território nacional Norueguês.

Lançamento no Brasil: 3 de julho de 2018

Reserve já o seu exemplar na Saraiva

www.emprego30dias.com/videos

O país que se destaca pela forte indústria petroleira está a reformular a sua legislação para se tornar uma sociedade mais sustentável.

O governo norueguês proibiu igualmente a compra e a produção de qualquer matéria-prima que contribua para a destruição de florestas no mundo. O governo responsabilizou-se ainda por fazer esforços no sentido de encontrar uma maneira de fornecer alguns produtos essenciais, como carne, soja, madeira e óleo de palma, sem causar impactos no ecossistema. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), esses quatros produtos são responsáveis por quase metade da desflorestação tropical do planeta.

Esta nova política é também uma enorme vitória para a associação The Rainforest Foundation Norway, uma das organizações líderes mundiais no campo da proteção das florestas, que há anos que luta para impedir o abate de árvores.

Nils Hermann Ranum, um dos responsáveis pela a associação, considera que muitos países deviam seguir o mesmo exemplo e adoptar as mesmas medidas, em particular a Alemanha e o Reino Unido, no seguimento do que foi acordado na cimeira do clima das Nações Unidas.

Não é a primeira vez que o país escandinavo toma uma atitude pioneira em favor da proteção do meio-ambiente. Em 2008 a Noruega disponibilizou ao Brasil 1 bilhão de dólares para ajudar a combater o desflorestação na floresta Amazónia e a situação foi reduzida em 75% em 7 anos. O país está ainda a elaborar um processo para restringir a vendas de carros movidos à gasolina até 2025 de forma a incentivar o uso de veículos elétricos e híbridos.

Esta independência gradual do combustível fóssil, somada aos compromissos com o Acordo de Paris pretendem reduzir as emissões em 40% até 2030,  levando a Noruega à “era pós-petróleo”.

A Noruega não é o único país a implementar medidas ambientais ambiciosas no seu país. A Nova Zelândia, também estabeleceu em 2017 novas políticas ambientais para tornar o seu país mais verde e sustentável.

O novo Governo pretende implementar medidas como:

1) Plantar 100 milhões de árvores por ano;

2) Assegurar que a rede elétrica seja suportada unicamente com energia renovável;

3) Investir mais em ciclovias e no transporte ferroviário.

Cerca de 85% da eletricidade da Nova Zelândia já é produzida a partir de fontes de energia renováveis, incluindo a hidroelétrica, geotérmica e eólica. O governo neozelandês,  planeia alcançar os 100% até 2035, assim como reduzir para zero a emissão de carbono até 2050.

Este texto foi escrito pela NOCTULER Estela Fernandes.

Gostavas de partilhar com o mundo as tuas experiências, ou ideias e projetos interessantes que tenhas descoberto, e torna-te num NOCTULER!

Se gostas de escrever e procuras parceiros para divulgar o teu conteúdo, alia-te ao NOCTULA Channel, envia um email para info@noctulachannel.com e torna-te um editor do portal.

Imagem de destaque: Paisagem no condado de Hedmark, Noruega (Getty Images)

Fontes: Theuniplanet

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts