Green School – A escola mais verde do planeta

Green World, Ideias Brilhantes, Plant.aí, TodosComments (1)3873

Num artigo anterior já lhe apresentamos as 10 escolas mais incríveis do mundo. Uma dessas escolas é a Green School, no entanto, damos-lhe agora a conhecer a história da construção desta escola, bem como a sua ligação com a natureza e a sustentabilidade.

Em 2006, após assistir um documentário chamado “An Inconvenient Truth – A global Warning”, o canadiano John Hardy jurou que passaria o resto da sua vida fazendo o possível para que os seus quatro filhos tivessem um futuro com qualidade de vida neste planeta. Em 2008, John e a esposa Cynthia, começaram a construir em Bali, na Indonésia, a Green School. Este projeto foi a realização de um sonho de ambos, focados em darem às crianças a possibilidade de um ensino diferente, que as incentive a desenvolver competências físicas, espirituais e emocionais, tendo sempre uma ligação direta com a natureza.

Green School

school

Green School

A Green School, é uma escola ecológica, completamente diferente das que conhecemos e está situada no meio de uma floresta tropical de bambu, a meia hora da vila mais conhecida de Bali, Ubud. Não tem paredes e toda a estrutura das salas de aula foi construída em bambu, a iluminação é natural e a brisa flui naturalmente no recinto. John Hardy diz que as “escolas tradicionais parecem caixas de cimento, considerando que os alunos não têm possibilidade de impulsionar e desenvolver os seus talentos e aptidões pessoais. E o pior de tudo, os alunos não tem qualquer contacto com a natureza. Sem conhecer a natureza e o funcionamento dela, como podem ser adultos ecologicamente corretos?”. Esta escola ecológica pretende inspirar o mundo, impulsionando a educação sustentável. O lema da Green School é: I RESPECT, que significa (Integrity, Responsibility, Empathy, Sustainability, Peace, Equality, Community and Trust).

green school 1

green-school

Tendo como grande objetivo reverter o cenário das escolas tradicionais, a Green School criou o sistema “world green leaders” – lideres verdes para o mundo. Todos os procedimentos na Green School são ecológicamente corretos desde o cultivo da horta, à preparação da comida, à recolha da água, ao tratamento de esgotos, etc.) O contacto com a natureza é total e as crianças aprendem sobre todos estes processos, sendo diretamente envolvidas neles, de forma a compreenderam o verdadeiro significado do respeito pela natureza e do ambiente.

Além disso, a aprendizagem é dinâmica, com muitas aulas práticas e interativas. As disciplinas são interdisciplinares, ou seja, os professores abordam um tema e com ele ensinam geografia, ciência, matemática, etc. Estas disciplinas base, são complementadas com os Green Studies, uma vertente mais prática do contacto com a natureza. Cada aluno é tratado como um indivíduo único, as suas capacidades e as suas aptidões, bem como as suas dificuldades são levadas muito a sério. “Quando uma criança cresce dentro de uma educação completamente humana e cultural, ela tem muito mais possibilidade de vir a ser um líder com valores moralmente dignos e ecologicamente éticos”, afirma Jonh Hardy.

children-crafting-bamboo

green school 3

Mães e pais de toda a parte do mundo, têm levado os seus filhos para a Green School em Bali, no entanto, conseguir uma vaga nesta escola não é fácil. Primeiro porque um dos princípios da escola é a preferência regional. 20% dos alunos da escola têm de ser balineses, podendo frequentar a escola através de bolsas de estudo. O segundo motivo é a questão da mensalidade, que para estrangeiros não é muito acessível.

Em Portugal temos o exemplo de uma portuguesa que se apaixonou por Bali e pela Green School. Sofia Moradas, vive no Bali desde dezembro de 2014 e é atualmente development manager e fundraising communications manager para os dois programas de apoio aos estudantes indonésios da Green School.

Sofia Moradas fala com paixão desta escola de sonho afirmando que “nesta escola aprende-se de uma outra forma. É um modelo de educação, que tem uma visão holística do aluno, ou seja não é só focada na sua performance académica mas também em todo o seu desenvolvimento emocional e criativo.”

childrens

Classrooms-without-walls

Sofia Moradas afirma ainda que a Green School “é uma escola com um currículo próprio, focado na sustentabilidade, tendo como objetivo o desenvolvimento dos alunos e um profundo respeito pela natureza e pela comunidade que os rodeia. Criamos ligações constantes com o mundo através de uma aprendizagem experiencial e empreendedora. Learn by doing é algo que valorizamos bastante. Na Green School vemos a experiência de aprendizagem como parte integral daquilo que somos e não como um fim. Não queremos que os nossos alunos passem 12 anos na escola com o único objetivo de um dia irem para a faculdade. A aprendizagem é um caminho pessoal que cada um deve ser livre de o construir”.

Lu-Fausto-post-6-imagem-3

green school

Precisamos que este tipo de educação mais completa e mais ligada ao meio ambiente seja cada vez mais divulgada e espalhada pelo mundo. Já é possível ver algumas iniciativas ecológicas e preocupadas com a sustentabilidade em escolas perto de nós, mas a mudança total, como conseguiu John Hardy, é mais difícil e demorada. Por isso, todos nós que temos filhos, ou que participamos do processo educacional, ou mesmo que nos preocupamos com o futuro do planeta e da humanidade, temos que iniciar as mudanças agora mesmo.

Planta.aí NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pelo NOCTULER Maria Luiza Fausto da Plant.aí, uma aplicação mobile que recompensa os utilizadores que consumirem produtos de empresas da rede Plant.aí, sendo a compra convertida em plantação de árvores. Lê todos os artigos da Plant.aí aqui.

Também gostavas de ver os teus artigos no NOCTULA Channel? Envia-nos o teu texto através do formulário “Submete um artigo”: www.noctulachannel.com/submete-um-artigo. Se tiveres alguma dúvida, envia-nos um email para info@noctulachannel.com ou fala connosco através do Facebook.

Fontes: Ted.com, Executiva.pt, Green School Bali

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts