GravityLight: Lâmpada que funciona com a gravidade e não requer energia

Ideias Brilhantes, Sofia Marques Correia, Todos, VídeosComentários fechados em GravityLight: Lâmpada que funciona com a gravidade e não requer energia2218

Pelo menos 1,2 mil milhões de pessoas no mundo ainda vivem sem acesso à eletricidade, tendo que recorrer a lanternas de querosene, cujo fumo é extremamente prejudicial à saúde, para iluminarem a sua casa.

Para dar resposta a este problema, uma equipa de engenheiros do Reino Unido desenvolveu um dispositivo inovador, a GravityLight. A inovação reside no facto de esta fantástica lâmpada funcionar sem qualquer bateria, eletricidade ou luz solar, acende apenas através da força da gravidade.

gravitylight lampada gravidade

O sistema da GravityLight, parece-se com o utilizado nas lanternas que funcionam a dínamo. Mas, em vez de girar uma manivela durante dez minutos para produzir luz, esta lâmpada é alimentada pela gravidade.

Como funciona a GravityLight

Para fazer o dispositivo funcionar, basta adicionar 12 kg de qualquer coisa (pedras, areia, etc…) a uma das extremidades do fio da lâmpada. Puxa-se uma corda, elevando o peso, e, com a força da gravidade, o peso desce devagar, movimentando uma engrenagem que produz energia e ilumina uma luz LED.

Quando o peso chega ao chão, é só repetir o processo. A luz pode durar entre 20 a 30 minutos para cada ciclo.

GravityLight sistema gravidade luz

O projeto quer ajudar famílias de países em desenvolvimento que não têm acesso à eletricidade, com atenção especial para as famílias do Quénia, país no qual esperam criar empregos com a produção local de GravityLights.

Outras vantagens desta lâmpada quando comparada com as lanternas a querosene, é o baixo custo, cerca de 10 dólares (menos de 9 Euros, e pouco mais que 30 Reais), o risco de incêndio é praticamente nulo e a lâmpada não liberta qualquer substância tóxica quer para o ambiente quer para a saúde.

gravitylight luz ilumicação

A equipa criou uma campanha de crowdfunding na plataforma Indiegogo, com o propósito de conseguir financiamento para a segunda versão da GravityLight, cuja luz é mais intensa que a primeira versão, dura mais tempo e o sistema é mais simples.

Surgem cada vez mais projetos para melhorar a qualidade de vida de pessoas que vivem em dificuldade. Outro exemplo de iluminação em zonas sem eletricidade foi criada por um grupo de mulheres sul-africanas, o Rethaka, que pretende mudar essa realidade através de material escolar inovador – uma mochila com placa solar. Batizados de Repurpose, os acessórios escolares são feitos a partir de sacos de plástico usados. Cada mochila tem uma lanterna solar, que se carrega durante o dia e que dá luz à noite.

O SolarPuff também quer fazer a diferença em zonas sem acesso à eletricidade, como em situações de emergência, como uma catástrofe natural. O SolarPuff é uma lanterna solar que se pode espalmar e que leva luz de forma segura e acessível a quem mais precisa.

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fontes: Shifter, Diário Digital

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts