As garrafas de plástico que viraram um telhado

Ideias Brilhantes, Natasha Pádua, NOCTULERS, Todos, VídeosComentários fechados em As garrafas de plástico que viraram um telhado2961

Donald Thomson, um empreendedor canadiano lançou na Costa Rica a A’gua, uma marca de água engarrafada. Aparentemente, a A’gua é só mais uma na multidão das garrafas de plástico, mas a sua diferença está precisamente na garrafa. Sim, é de plástico PET como as outras, mas possui um formato diferente, feito especialmente para se transformar numa telha depois de utilizada.

telhas garrafas de plástico

Após o uso, as garrafas de plástico vazias são enchidas com um isolante composto por uma mistura leve de betão (concreto, no Brasil) celular e resíduos de papel que podem ser tingidos para imitar mármore, ardósia ou telha cerâmica. A empresa já realizou testes também com palha de milho, um resíduo agrícola abundante na região, como alternativa para o enchimento das garrafas.

O mais curioso nessa história é que o empreendedor jamais se imaginou na indústria da água, especialmente a engarrafada, conhecida por ser tudo menos sustentável. Entretanto, após a sua mudança para a Costa Rica e através da sua empresa de construção de casas a preços acessíveis, ele e a sua esposa fundaram uma comunidade e uma escola de música para crianças. Mas foi ao organizar um grupo de voluntários com os estudantes para fazer limpeza numa praia que então percebeu a quantidade de garrafas de plástico recolhidas. Este foi o impulso que faltava para o projeto A’gua. A partir de então, Thomson criou uma nova organização, a Center for Regenerative Design and Collaboration, cuja missão é harmonizar as necessidades da população e o impacte ambiental, estimulando a economia circular.

telhas garrafas de plástico costa ricagarrafas de plástico telhado

Após muitos protótipos, testes e tentativas de produção, Donald Thomson descobriu que o primeiro formato de garrafa resultava em 70% de reprovação devido à dificuldade da máquina realizar o formato perfeito. Finalmente, após quase 2 anos, surgiu a versão que ele agora apresenta e esta já está patenteada, juntamente com o método de construção e montagem das mesmas formando o telhado.

telhado plástico

Com a colaboração de estudantes da Universidade de Seattle, nos Estados Unidos da América, foi desenvolvido um dispositivo manual para amassar as garrafas vazias, de modo a que elas adquirissem o formato certo das telhas. Cada telhado das casas populares construídas pela sua empresa consome cerca de 10 000 garrafas e a durabilidade é de até 50 anos.

garrafas de plástico design

Bom, mas e o restante da casa? Para isso sugiro os tijolos da UNICEF, já mostrados aqui no Noctula Channel, o piso de fibra de coco e a iluminação garantida pela Salt Lamp, a lâmpada sustentável que funciona à base de sal e água.

salt lamp lâmpada água e sal

Salt Lamp

O sonho da casa própria pode estar mais perto do que você pensa, que tal começar a olhar com outros olhos para o lixo que você deita fora todos os dias?

Natasha Pádua NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Natasha Pádua (natasha.padua@gmail.com), do Blog Eat Innovation, um site sobre as coisas incríveis que se fazem na área alimentar. Lê todos os artigos da Natasha aqui.

Também gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fontes: Digital Trends, Fast Company

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts