funerais ecológicos

Funerais ecológicos – Qual a tua herança para a Terra?

Ideias Brilhantes, Natasha Pádua, TodosComentários fechados em Funerais ecológicos – Qual a tua herança para a Terra?1555

Que legado queres deixar para o planeta quando partires? Além do que deixarás em vida, tens de pensar também no que será do seu corpo quando morreres. Por mais fúnebre que seja o assunto, há quem estude maneiras inovadoras de partir ecologicamente e como fazer funerais ecológicos.

Bios Urn, empresa de Barcelona, produz urnas biodegradáveis para pessoas e animais de estimação. Basta guardar as cinzas que resultam da cremação na urna, encaixar um sensor eletrónico, colocar uma semente no topo e enterrar a urna.

funerais ecológicos

As cinzas são o fertilizante para a árvore que nascerá. O sensor monitoriza as condições climáticas e o nível da água, indicando quando é preciso regar. Com o passar do tempo, a urna decompõe-se, deixando espaço para a árvore criar raízes e desenvolver-se.

A ideia desta urna biodegradável é transformar a morte de alguém numa lembrança que é também um legado para o planeta: converter o fim da vida num retorno à vida através da Natureza.

Uma empresa criou outra forma de fazer funerais ecológicos, desenvolveu um produto que também te devolve à vida através da Natureza, mas transformando-te em cogumelos e não árvores. Sim, é isso mesmo, os cogumelos auxiliam a decomposição e neutralizam toxinas, acelerando a entrega de nutrientes às plantas.

O produto desenvolvido pela startup americana chama-se Coeio e o seu princípio é simples: basta depositar o corpo no saco especial e enterrar.

coeio cogumelos

O Coeio, que ainda aguarda aprovação da patente, é composto por uma mistura de dois tipos de cogumelo, um comestível, que é decompositor, e um micorrízico, que auxilia na transmissão dos nutrientes às raízes das plantas. Estas espécies foram escolhidas devido a sua capacidade de digestão de tecido humano morto e também por serem nativas em muitos sítios do mundo.

funerais ecológicos Ainda que os cogumelos sejam acidentalmente ingeridos, não são tóxicos. O primeiro voluntário inscrito para testar este novo produto está em estágio terminal de cancro e pretende doar seu cérebro para pesquisas e seu corpo para a Natureza.

Vais pensar nisto enquanto é tempo ou vais deixar essa preocupação para os teus entes queridos?

Natasha Pádua NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Natasha Pádua (natasha.padua@gmail.com), do Blog Eat Innovation, um site sobre projetos inovadores da área alimentar. Lê todos os artigos da Natasha aqui.

Também gostavas de ver os teus artigos no NOCTULA Channel? Envia-nos o teu texto através do formulário “Submete um artigo”: www.noctulachannel.com/submete-um-artigo.

Fontes: Trend HunterGizmag

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts