Frigorífico comunitário evita o desperdício e ajuda quem precisa

Ideias Brilhantes, Sofia Marques Correia, Todos, VídeosComments (1)1565

A instituição social Corvia instalou um frigorífico comunitário num bairro de Bruxelas. A ideia é que, quem tem comida a mais, a deixe ali, para quem não tem forma de se alimentar.

A ideia nasceu na época de Natal de 2014, durante a qual existe abundância de comida e as pessoas estão mais propícias a ajudar os outros.

Alimentada através de energia solar, o frigorífico comunitário Free Go, que foi doado por um loja local, funciona de forma simples: qualquer pessoa pode deixar alimentos e qualquer um pode retirá-los, basta lá ir e abrir a porta.

free go frigorífico comunitário

Muitas toneladas de alimentos são desperdiçados diariamente em todo o mundo. O desperdício alimentar é um problema mundial, estimando-se que, de todos os alimentos produzidos no mundo, 30% acabam no lixo, seja durante o processo de colheita e armazenamento, seja na forma de sobras de comida.

Em vez de deitar algo fora porque cozinhaste demais e já não o consegues comer, podes doá-lo ao frigorífico comunitário e, assim, alimentar alguém com necessidade. Ou seja, esta ação alia o combate ao desperdício alimentar à caridade.

Frigorífico comunitário bruxelas

Depois do Natal, tinha um frango maravilhoso, com arroz e tudo. Nunca comi tão bem”, lembra com um sorriso Ludovic Galler, sem abrigo de 23 anos, que vai ao frigorífico comunitário pelo menos uma vez por semana.

Os principais colaboradores são padarias e restaurantes da região, que preferem doar a mercadoria não vendida no dia a deitar no lixo.

O frigorífico Free Go está sempre aberto pelo que pode ser usado a qualquer hora do dia. São proibidas doações de bebidas alcoólicas e alimentos fora do prazo de validade. A verificação é feita, de dois em dois dias, por um elemento da associação.


Outras formas de combater o desperdício alimentar é a gerar energia com produtos que iriam para o lixo, foi o que um supermercado britânico fez, “resgatar” a fruta e os legumes que não têm o aspeto visual exigido pelas grandes superfícies e vendê-la ao público, foi o que fez a Fruta Feia, ou mesmo criar embalagens rótulos inteligentes que nos dizem se um alimento está estragado.


Este tema foi sugerido por Rita Correia, sugere tu também ideias ou projetos interessantes para publicarmos no NOCTULA Channel através do Facebook ou pelo email info@noctulachannel.com! :)

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fontes: Razões para Acreditar, Boas Notícias

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts