Floating Farm: A plataforma que cultiva produtos em alto-mar

Ideias Brilhantes, Inovação, Natasha Pádua, TodosComentários fechados em Floating Farm: A plataforma que cultiva produtos em alto-mar291

Manter a produção perto dos grandes centros consumidores é caro, mas tê-la longe implica alimentos menos frescos.

Como resolver? Com uma quinta flutuante! 

Roterdão, na Holanda, já tem uma Floating Farm – uma quinta flutuante.

Trata-se de uma plataforma que ficará a flutuar no mar e ancorada no porto da cidade. Esta quinta será especializada na produção de leite e iogurtes. O projeto é fruto de uma parceria entre três empresas do país com especialidades complementares.

Peter van Wingerden, diretor da Beladon, umas das empresas envolvidas neste projeto e especialista em edifícios com estruturas flutuantes, diz que: “a ideia é criar o máximo de alimentos possível localmente”, afirmando ainda que “a construção de cidades totalmente flutuantes no futuro”.

Peter van Wingerden, afirma também que a ” ideia a longo prazo é criar cidades que sejam completamente auto-suficientes em elementos essenciais como água limpa, energia, alimentos e resíduos”.

A inspiração veio após o furacão Sandy, ocorrido nos Estados Unidos em 2012, em que os norte-americanos perceberam quão rapidamente a comida poderia acabar. Após um desastre como este, se os camiões de entrega não tem acesso, pois as estradas estão bloqueadas, a cidade pode passar por uma grave crise de falta de alimentos. Estando próxima da cidade, a produção fica menos vulnerável.

A quinta será pequena, apenas 40 x 32 m, espaço suficiente para 40 vacas que irão produzir cerca de 1500 litros de leite diariamente. Há também a possibilidade de ampliar o espaço para acomodar até 200 vacas. A estrutura será composta de grama artificial sendo que a alimentação dos animais crescerá em pequenos espaços com utilização de luzes de LED.

Em relação aos resíduos, a urina dos animais será drenada pelo chão e ficará armazenada em compartimento hermético. Isto reduzirá as emissões de amônia (produto químico perigoso e corrosivo que prejudica a saúde), no ambiente e facilitará a distribuição desse material como fertilizante para outras quintas urbanas.

Os excrementos dos animais serão acumulados separadamente e passarão por um biodigestor para gerar biogás e adubo. Para completar, a água da chuva será utilizada para as vacas beberem e toda a plataforma será mantido com energia solar.

A plataforma também sediará um laboratório de alta tecnologia para pesquisa em produção de alimentos e tratamento de água e de resíduos.

A iniciativa é muito boa, porém não é totalmente nova.

O escritório de arquitetura Foward Thinking Architecture, sediado em Barcelona, Espanha, desenvolveu o projeto Smart Floating Farms, uma plataforma flutuante em alto-mar para produção de peixe e de vegetais, mas este projeto ainda não foi implementado.

Para os interessados, a empresa conta com opções de franquias para expansão do conceito. Contudo os especialistas duvidam das previsões de retorno do investimento para o empreendimento. Apesar de ser quase auto-suficiente, a capacidade de produção é pequena e pode se tornar um produto para pequenos pontos do mercado e não algo para alimentar grandes cidades. É esperar para ver.

Natasha Pádua NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Natasha Pádua (natasha.padua@gmail.com), do Blog Eat Innovation, um site sobre projetos inovadores da área alimentar. Lê todos os artigos da Natasha aqui.

Referências: Gizmag, FastCompany, Tech Insider

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livroComo conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF, ePub ou para ouvir o Audio Livro em mp3!

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts