Epson lança sistema de impressão que recicla papel usado

2017, Ambiente, Estela Fernandes, Inovação, TodosComentários fechados em Epson lança sistema de impressão que recicla papel usado634

A Epson deu a conhecer pela primeira vez na Europa, o seu sistema PaperLab, uma tecnologia que permitirá às empresas reciclar papel usado mediante um processo a seco. Esta apresentação decorreu na CeBIT 2017, um dos maiores eventos europeus sobre tecnologias de informação aplicadas aos negócios, que decorreu em Hannover, na Alemanha.

A empresa japonesa Epson criou aquele que indica ser o primeiro sistema compacto que recicla papel, num formato que cabe na maioria dos escritórios e que produz folhas a partir de papel usado, que depois são usadas na impressão de novos documentos.

Lançamento no Brasil: 3 de julho de 2018

Reserve já o seu exemplar na Saraiva

www.emprego30dias.com/videos

Segundo a apresentação da Epson, a impressora PaperLab recicla o papel através de um processo a seco, com uma pequena quantidade de água utilizada para manter um certo nível de humidade dentro do sistema e com capacidade para reciclar o tradicional papel de fotocópia tamanho A4 e A3 depois de usado.

Destinada a “dar um novo valor ao papel e a estimular a reciclagem”, esta impressora encurta o normal processo de recolha do papel usado, de entrega num centro de reciclagem, venda em loja e chegada ao escritório.

A impressora PaperLab recicla através de um processo que reduz o papel usado a fibras de papel, destruindo por completo a informação nela impressa. Depois dos restos de papel serem inseridos na máquina, o processo de criação da primeira nova folha leva três minutos. Segundo informações da Epson, o sistema consegue produzir 14 folhas A4 por minuto, o que totaliza 6720 durante um período de oito horas.

Através deste sistema da Epson, as empresas podem produzir papel de diversos tamanhos, espessuras e finalidades. As opções vão desde papel de escritório a cartões-de-visita e há ainda a possibilidade de fazer papel colorido ou aromatizado. A empresa garante também que a nova tecnologia elimina de forma segura os documentos confidenciais e irá ajudar as empresas a poupar centenas de euros.

Sistema PaperLab e o impacto ambiental

Em termos ambientais, a Epson sublinha que o equipamento funciona sem o uso de água, procedendo à reciclagem através de um processo a seco e dada a redução da necessidade de comprar papel os utilizadores ajudam a reduzir a emissão de dióxido de carbono.

O PaperLab é o primeiro sistema compacto de fabricação de papel de escritório do mundo, capaz de produzir papel de diferentes formatos e grossuras, a partir de papel usado, triturado de forma segura, utilizando exclusivamente uma quantidade mínima de água. Com este processo a seco, a Epson refere que “é possível criar um ‘ecossistema’ que reduz as emissões de CO2, aumentando a poupança na logística de recolha de resíduos. A outra vantagem está na poupança de água, já que evita a utilização de grandes volumes necessários nos processos de reciclagem tradicionais”.

“Com o lançamento do PaperLab, a Epson reforça o seu compromisso com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que respeitam o ambiente, criadas para transformar os hábitos e boas práticas no local de trabalho”, destacou Minoru Usui, Presidente Mundial da Epson.

A empresa japonesa tem vindo a expressar a sua preocupação com a sustentabilidade e, nesse sentido, tem implementado iniciativas internas que se prendem com a redução do impacto ambiental dos seus produtos e processos de fabrico, tendo conseguido uma redução de 43% em CO2, uma descida de 33% na produção de resíduos e uma redução de 55% no consumo de água durante o ano fiscal de 2015.

Ernest Quingles,  CEO da Epson Portugal, França, e Espanha e vice-presidente Business Sales EMEA, refere que “como parte integrante do nosso compromisso com a sustentabilidade, a Epson estabeleceu uma Visão Ambiental 2050, através da qual queremos ser capazes de reduzir em 90% as emissões de CO2 ao longo de todo o ciclo de vida dos nossos produtos e serviços até ao ano 2050”.

Esta modelo de impressora já está disponível no mercado japonês, no entanto a sua comercialização na Europa apenas está prevista iniciar-se no outono de 2018.

Este texto foi escrito pela NOCTULER Estela Fernandes.

Também gostavas de ver os teus artigos no NOCTULA Channel? Envia-nos um email para info@noctulachannel.com ou fala connosco através do Facebook.

Fonte: Ambiente Magazine, BlogdoRogério, ITchannel

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts