entrevista de emprego

Aquilo que nenhuma empresa tem coragem de te dizer… sobre a entrevista de emprego!

Curiosidades, NOCTULERS, Os mais vistos, Pedro Silva-Santos, Todos, UAU!Comentários fechados em Aquilo que nenhuma empresa tem coragem de te dizer… sobre a entrevista de emprego!20506

Há uns anos recebi um candidato que para além de chegar 20 minutos atrasado à entrevista, apresentou-se com a braguilha aberta.

A minha colega apressou-se a dizer “Sente-se, sente-se por favor…” enquanto tentava conter uma gargalhada.

Como se não bastasse este início atribulado, quando o candidato me cumprimentou com um aperto de mão, fiquei ainda mais mal impressionado. As suas mãos estavam secas e ásperas e tinham acabado de me exfoliar a pele da mão direita! Pode parecer-te rude que eu esteja a descrever o candidato desta forma, mas garanto-te que nunca ninguém tinha conseguido criar uma primeira impressão tão má como o Jorge (nome fictício, para que não penses que eu sou mesmo rude!).

Admito que as minhas mãos também desidratam com facilidade. Qualquer sabonete que use para lavar as mãos deixa-me sempre a pele completamente seca. Por saber que isto me acontece, tenho sempre um creme hidratante por perto!

Mas deixa-me lembrar-te, que estes pormenores, não afetam apenas os homens. Quantas mulheres vão a entrevistas de emprego com as unhas mal pintadas, ou com unhas que parecem as garras de uma Águia-real?

pintar as unhas

É preferível não pintar as unhas, se não pretende garantir que as vai manter sempre impecáveis.

É preferível não usar unhas compridas do que parecer uma bruxa.

E os cabelos?

Desde que os cabeleireiros decidiram tornar moda enrolar o cabelo num pequeno tufo elegantemente apelidado por “coque” (palavra francesa que significa porção de cabelo apanhado e enrolado), tenho visto imensas mulheres a adotar este penteado, a colocar uma coleção inteira de ganchos a prender o tufo e a andar assim durante toda a semana.

O que passará pela cabeça destas pessoas? Acharão que este visual vai levar os outros a pensar:

“Uau, que penteado criativo!” ou “Mais um ninho de ratos típico de quem não lavou o cabelo!”?

Não sei se partilhas a mesma opinião que eu, mas o cheiro de um cabelo por lavar é horrível e quase tão mau como o cheiro de transpiração. Se não queres, ou não podes lavar o cabelo todos os dias, deixa-me lembrar-te que existem champôs secos que ajudam a ultrapassar esse problema.

A entrevista é um momento em que é difícil não estar nervoso e por isso, também deverás antecipar pequenos problemas de excesso de transpiração, principalmente no verão. Se começares a transpirar antes da entrevista, é possível que o nervosismo te faça transpirar ainda mais durante a entrevista. Sugiro que tenhas sempre contigo um pequeno antitranspirante, sem cheiro, para poderes corrigir aquilo que o teu corpo continuará a insistir em produzir: suor.

Por outro lado, quem fuma é muito natural que fume ainda mais quando está nervoso. Mas deixa-me dizer-te que, mesmo os recrutadores que fumam detestam candidatos que cheiram a tabaco.

Conselho: Não fumes antes de uma entrevista de emprego. As tuas mãos, o teu hálito e a tua roupa irão espalhar um mau cheiro, que poderá deitar a perder todo o esforço que fizeres para cativar o recrutador.

não fumar antes da entrevista de emprego

Lembro-me tão bem de uma candidata que entrevistei recentemente e que cheirava insuportavelmente a tabaco. Para além disso, o seu casaco cheirava a naftalina, umas bolinhas que a minha avó colocava nos armários para evitar que as traças destruíssem a roupa. Simplesmente horrível… enquanto estou a escrever este parágrafo parece que voltei a sentir aquele cheiro!

Uma das questões que coloco a mim próprio quando avalio um potencial novo colaborador é:

“Será que este colaborador se encaixa no resto da minha equipa?”

Como deves compreender, o excelente ambiente de trabalho e espírito de equipa que fomos construindo na empresa ao longo dos anos, não deverá ser colocado em causa por novas contratações e por isso, um candidato que sorri e tem as mãos hidratadas encaixará mais facilmente na nossa organização do que alguém que se mostre tenso e com um aspeto descuidado.

Já percebeste quais são os fatores que podem ajudar-te a conseguir uma excelente primeira impressão?

Certifica-te que és pontual.

Tenta chegar pelo menos 15 minutos antes da hora da entrevista. Se, por qualquer motivo estiveres atrasado, deverás informar a empresa ou o entrevistador o mais cedo possível.

ser pontual no dia da entrevista de emprego

Quando chegares ao local da entrevista apresenta-te e cumprimenta com um sorriso quem te receber.

Avalia rapidamente o espaço à tua volta e tenta perceber onde poderás sentar-te e quais serão os principais focos de distração. Quando chegar a altura da tua entrevista, e te chamarem, cumprimenta o recrutador com um aperto de mão e um sorriso, e senta-te de forma confortável e confiante. Caso seja necessário, ajusta a posição da tua cadeira. Nunca mais me vou esquecer do dia em que fiz uma entrevista a um candidato, enquanto imprimia umas tabelas, na impressora que estava na bancada mesmo atrás dele! Coitado, não se conseguiu concentrar um único minuto.

Segundo o Feng Shui, não deverás sentar-te em locais “desprotegidos”. Uma porta ou uma janela aberta à tua frente, movimento de pessoas ou atividades ruidosas a acontecer nas tuas costas, poderão desconcentrar-te. Pede licença para fechar a porta, vais ver que ninguém levará a mal!

Nem sempre as entrevistas correm de forma padrão!

Há recrutadores e empresas que gostam de ser originais quando procuram o próximo colaborador. Muitas vezes, fazem-no para testar a sua criatividade e perceber se os candidatos estão mesmo empenhados em conseguir o emprego.

Por exemplo, uma grande empresa tecnológica, cujo nome vou deixar-te adivinhar, decidiu que a entrevista de recrutamento de uma nova advogada deveria ir além do imaginável. O recrutador, um dos sócios fundadores da empresa, pediu à candidata que até ao final do dia lhe enviasse uma minuta do contrato para ele “vender a alma ao Diabo”. Inacreditável, não é?

Mas, o que é que isso tem a ver com o trabalho de um advogado?

Tudo! Ora vê… A candidata foi forçada a ser criativa de forma a equacionar uma série de cláusulas, no contrato de compra e venda, entre as quais:

– Quais os direitos e deveres do Diabo?

– De que forma será entregue a alma do seu cliente (futuro empregador!) e qual o período de garantia?

– Caso alguma das partes não esteja satisfeita com o acordo, como irá efetuar-se a rescisão do contrato?

É desta forma que se consegue perceber quem são os candidatos que possuem excelentes capacidades de raciocínio.

Na minha empresa de consultoria, também lançamos desafios a todos os candidatos. Explico essas desafios detalhadamente nas páginas 155 a 159 do livro “Como conseguir emprego em 30 dias”. Porém, não te esqueças que a pontualidade e a boa aparência estarão a ser avaliadas antes sequer de a entidade empregadora te perguntar seja o que for!

Quando iniciarem a entrevista, parecerá que os recrutadores te estarão a colocar perguntas soltas, mas a única coisa que pretendem garantir é que tu te sentes à vontade e que falas abertamente sobre todos os temas. Tem cuidado! Não deverás fazer juízos de valor sobre os teus ex-colegas ou ex-chefes. Toda a gente já teve que lidar com idiotas mas não pode, nem deve, comportar-se na entrevista de emprego como se estivesse numa consulta com o psicólogo!

Estas são algumas das questões que discuto nas páginas 141 a 159 do livro “Como conseguir emprego em 30 dias”.

livro como conseguir emprego em 30 dias

Pretendes assistir a um dos próximos workshops gratuitos sobre este tema? Vê aqui em que cidades vou estar a apresentar o livro:

http://emprego30dias.com/proximos-eventos


Se pretendes que o workshop se realize na tua cidade, não hesites em contactar-nos por telefone ou por e-mail: info@emprego30dias.com.


Este artigo foi escrito pelo NOCTULER Pedro Silva-Santos.

Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Pedro Silva-Santos NOCTULER NOCTULA Channel

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts