O processo de entrevista de emprego varia consoante a empresa, o recrutador e o posto de trabalho para qual te estás a candidatar. Após o processo inicial de candidatura, alguns recrutadores optam por pedir a realização de um teste, uma conversa por telefone, ou então a preparação de um caso de estudo, antes da entrevista oficial.

Prepara a entrevista de emprego, passo-a-passo!

Como vencer, TodosComentários fechados em Prepara a entrevista de emprego, passo-a-passo!10227

O processo de entrevista de emprego varia consoante a empresa, o recrutador e o posto de trabalho para qual te estás a candidatar. Após o processo inicial de candidatura, alguns recrutadores optam por pedir a realização de um teste, uma conversa por telefone, ou então a preparação de um caso de estudo, antes da entrevista oficial.

Todas essas etapas são importantes para impressionar potenciais empregadores e alcançar o teu emprego de sonho. Se foste convidado para ir à entrevista, significa que passaste no primeiro teste – a tua candidatura causou uma boa impressão. Agora, está na hora de planear o que deves fazer na entrevista, para que sejas bem sucedido também nesta fase.

Já disponível no Brasil

nas livrarias SaraivaCultura

www.emprego30dias.com/videos

Antes da entrevista de emprego

A preparação para uma entrevista de emprego é um processo fundamental e muitas vezes fará a diferença entre o sucesso e o fracasso. Uma boa preparação não só te fornece uma visão sobre a empresa, como também pode dar alguma confiança – fator muito importante!

Antes da entrevista de emprego deves:

Verificar como está a tua presença na Internet

Se tens um site com o teu percurso profissional ou portefólio, verifica se está tudo atualizado, não te esqueças de atualizar também o teu perfil de LinkedIn.

Se pretendes desenvolver a tua marca pessoal, é importante que verifiques cuidadosamente como está a tua presença na Internet e o que podemos encontrar escrito sobre ti.

Pesquisa sobre a empresa

A empresa espera que saibas o que eles fazem, que clientes têm, e quais os seus principais concorrentes. Com isto em mente, tenta ter uma conversa sobre a empresa e colocar todos os detalhes que aprendeste, em contexto.

Mostra que fizeste alguma pesquisa sobre a empresa, isto demonstra que queres realmente o posto de trabalho.

Antes de leres o resto do artigo, vê este vídeo:

 

Pesquisa sobre a função

Certifica-te que entendeste a descrição do trabalho e como se encaixa na estrutura global da empresa. Tenta perceber quais são as competências fundamentais para o trabalho e pensa em alguns exemplos que permitam demonstrar que possuis essas mesmas competências.

Pesquisa sobre a entrevista

Tenta descobrir qual o formato que a entrevista vai ter. Muitas vezes, podem ser combinações de entrevistas e testes padrão, tais como questionários.

Informa-te sobre o papel da pessoa que te vai entrevistar, quais as suas funções na empresa. Podes saber isso através do LinkedIn ou do site da empresa.

No dia anterior à entrevista de emprego

Tem tudo pronto no dia anterior à entrevista de emprego, para que no dia seguinte consigas, simplesmente, pegar nas tuas coisas e ir embora. Isso inclui preparar o que vais vestir, o currículo, ou até um mapa do local ou as coordenadas.

Tem especial atenção ao que vais vestir, a primeira impressão tem muito peso. Um estilo smart casual pode ser apropriado, ou seja, tenta um meio termo entre casual e formal.

Se não tens a certeza de como chegar à empresa, faz a viagem no dia anterior. Chegar atrasado porque te perdeste, não dá uma boa primeira impressão. Além disso, vais ficar ainda mais nervoso.

Se possível, leva carta de apresentação, exemplos de trabalhos que fizeste, portefólio, e certificados de níveis de mérito ou de qualificação.

No dia da entrevista de emprego

Já sabes o que vais vestir, o local da entrevista e quais as tuas melhoras competências, agora é só sair de casa e chegar a horas!

Certifica-te que és pontual – tenta chegar pelo menos 15 minutos antes da hora a que a tua entrevista de emprego está agendada. Se, por qualquer motivo, te atrasares, informa o entrevistador o mais cedo possível.

Se a entrevista correr bem, precisas de saber como sobreviver ao primeiro dia de trabalho. 🙂

Fonte: Emprego pelo Mundo


Este tema é abordado no livro “Como conseguir emprego em 30 dias” da autoria de Pedro Silva-Santos.

Livro - Como conseguir emprego em 30 dias

Se pretendes que o workshopComo conseguir emprego em 30 dias” se realize na tua cidade, não hesites em contactar-nos por telefone ou por e-mailinfo@emprego30dias.com… 🙂

Visita regularmente a secção “Dicas” do site deste evento para poderes aprender várias estratégias que te permitirão destacar da multidão: www.emprego30dias.com/dicas

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts