Nova tecnologia permite obter Energia do Sol até durante a noite

Ideias Brilhantes, Mafalda Lage Borralho, TodosComments (1)1888

E se conseguíssemos redirecionar a energia do Sol que fica presa no espaço, para a Terra, de modo aliviar a fatura da eletricidade? Foi o que uma equipa de investigadores japoneses fez.

Não é novidade nenhuma que a energia do Sol, designada como um “combustível limpo”, tem vindo a ser utilizada como fonte de energia, nas nossas casas e fábricas. Mas a verdade é que só aproveitamos uma parte dessa energia, pois o resto fica perdido no espaço, não consegue atravessar a atmosfera terrestre.

Agora imaginem: e se existisse uma maneira de aproveitar essa energia que é desperdiçada no espaço? Um grupo de investigadores da Agência Japonesa de Exploração Espacial conseguiu, com sucesso, resposta a essa questão, com o projeto Space Solar Power Systems.

energia do sol solar espaço

Segundo o porta-voz da Agência Japonesa de Exploração Espacial, um grupo de investigadores conseguiu com sucesso redirecionar a energia do Sol com um elevado nível de precisão.

Como recolhem energia do Sol fora do planeta Terra?

A energia solar é recolhida fora do nosso planeta, convertida em radiação eletromagnética (micro-ondas ou raios laser) e transmitida depois para centrais na superfície terrestre ou em plataformas no oceano, que a transformam em eletricidade e hidrogénio, para usarmos como combustível nos nossos aparelhos.

A captura de energia através deste método tem várias vantagens, comparativamente com a energia solar captada na Terra. A principal é o facto de não estar dependente das condições meteorológicas, ou seja, através deste método a energia solar pode ser capturada em dias muito nublados e até mesmo durante a noite.

Apesar de ainda estarem em fase de testes, e de considerarem que só daqui a muitas décadas é que iremos tirar total proveito deste combustível limpo, a verdade é que os investigadores já conseguiram utilizar esta fonte de energia e alimentar durante oito horas um computador desktop.

energia do sol JAXA Space Solar Power Systems

Se conseguirmos aumentar o aproveitamento da energia do Sol, podemos, finalmente, ter encontrado um recurso natural como resposta à escassez do combustível fóssil e uma alternativa à energia nuclear, um combustível instável que tem originado alguns desastres, como é foi caso Fukushima, em 2011.

Apesar do futuro do processo de redicionar a energia do Sol para a Terra ainda estar dependente da evolução do processo de investigação e dos meios criados, a verdade é que estamos a testemunhar um grande avanço na produção de uma nova fonte de energia que pode ser usada como combustível, tanto na Terra como no Espaço.

Mafalda Lage Borralho NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Mafalda Lage Borralho. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts