energia renovável - vento

60% da eletricidade consumida em 2013 veio de energia renovável

Curiosidades, TodosComments (2)4194

58,3% da energia elétrica consumida em Portugal em 2013 teve origem em energia renovável, tendo sofrido um aumento de 20% relativamente a 2012.

Este aumento da produção a partir de fontes de energia renovável deveu-se ao facto de 2013 ter sido bastante húmido, 17% acima da média, fazendo com que a produção de eletricidade da grande hídrica mais que duplicasse.

Já disponível no Brasil

nas livrarias SaraivaCultura

www.emprego30dias.com/videos

Barragem de Castelo de Bode

Barragem de Castelo de Bode – A Terceira Dimensão – Fotografia Aérea

Além disso, 2013 foi também favorável em termos de vento, conduzindo a um aumento de quase 20% da produção de eletricidade a partir desta fonte.

Na fotovoltaica, o aumento do número de painéis instalados permitiu um consequente aumento de 25% na produção em relação a 2012.

Energias renováveis permitem poupanças na ordem dos 850 milhões de euros.

A aposta na energia renovável permitiu poupar cerca de 850 milhões de euros em 2013: 806 milhões de euros na importação de combustíveis fósseis (gás natural e carvão) e 40 milhões de euros em licenças de emissão de dióxido de carbono (CO2).

Entre 2012 e 2013 verificou-se uma redução nas emissões de CO2 na ordem das 2,3 milhões de toneladas, das quais 1 milhão decorreram da redução do recurso às centrais a carvão.

Apesar de uma descida da produção de energia nas centrais a carvão de Sines e Pego, na ordem dos 10%, verificou-se ainda um uso significativo deste combustível fóssil.

Embora as energias renováveis na nossa factura tenham aumentado isso não implica que a conta seja menor. O tipo de equipamento usado tem um preço de fabrico muito elevado.

Uma das maneiras de aumentar a produção de energia em parques eólicos já existentes é através da extensão das pás de cada aerogerador. Deste modo, aumenta-se a produtividade sem necessidade de substituição de toda a estrutura. Lê mais sobre estes projetos aqui.

Fonte: www.quercus.ptwww.publico.pt

Fotografia: http://portugalfotografiaaerea.blogspot.pt e www.energiasrenovaveis.com

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts