imagem edp

EDP quer que consumidores paguem por mudança da sua imagem

EDP, Mercado livre, Mercado regulado, Selectra, TodosComentários fechados em EDP quer que consumidores paguem por mudança da sua imagem78

Muitos consumidores ainda não conhecem a diferença entre a EDP Distribuição, a EDP Serviço Universal e a EDP Comercial, todas pertencentes ao gigante grupo energético, EDP. Enquanto as duas primeiras fazem parte do mercado regulado de energia, a última é uma comercializadora criada a partir da liberalização deste setor.  No entanto, a ERSE quer que esta diferença esteja, visualmente, mais clara, através da mudança de imagem, e a EDP quer que os consumidores paguem por isso.

Quando os novos regulamentos da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que estiveram em consulta pública até 3 de julho, entrarem em vigor, será exigido que a distribuidora e a comercializadora do mercado regulado apresentem uma nova imagem e um novo nome que, claramente, as distinga do grupo e, em especial, da EDP Comercial.

Desde a abertura do mercado livre de eletricidade, 4.8 milhões de consumidores já fizeram a transição para este; contudo, apesar do grande número, é importante destacar que a EDP Comercial detém 84,32% destes clientes.  Há muitos consumidores que realizaram a mudança da EDP Serviço Universal para esta, sem que realmente estivessem conscientes da diferença entre ambas as empresas, através da abordagem de comerciais que se identificaram como agentes deste grupo e apresentaram novas ofertas.  Com a mudança de imagem e nome das companhias do mercado regulado pertencentes ao grupo, a ERSE quer evitar este tipo de confusões.

A EDP, frente a esta notícia, afirmou ao jornal PÚBLICO que está a aguardar a publicação do texto final da regulamentação para conhecer exatamente qual o nível exigido de diferenciação de imagem das empresas reguladas e calcular os custos e prazos de implementação. Além disso, recordaram que, em 2011, o grupo já criou e implementou um logotipo próprio para cada uma das companhias.

Atualmente, apesar desta afirmar ter logos diferentes para as distintas atividades do grupo, com uma rápida comparação, entre as imagens das principais empresas partícipes do mesmo, pode ver que esta desigualdade não é tão clara:

imagem edp

Os logotipos apresentados pertencem, em ordem da esquerda para a direita, à EDP Distribuição, EDP Serviço Universal e à EDP Comercial. Todos são formados por uma confluência de círculos, ordenados, isso sim, de maneiras distintas e sempre em cor vermelha, com as letras “edp” escritas, no interior, centralizadas, em branco. Como podemos perceber, não é tão fácil, para o consumidor comum, conseguir recordar a diferença entre cada uma destas imagens e reconhecer a que companhia do grupo pertencem apenas ao visualizá-las.

Em resposta à solicitação da ERSE, no dia 22 de junho, o grupo defendeu, na audição pública sobre a revisão regulamentar, que a diferenciação de imagem “nos termos propostos pela ERSE constitui uma operação onerosa e com tempo de implementação significativo”. E, por esta razão, a EDP Distribuição sustenta que estes custos, com caráter extraordinários, mas que estão a ser impostos ao grupo, deverão ser assumidos, na íntegra, por todos os consumidores de eletricidade sendo “aceites pela regulação [nas tarifas definidas pela ERSE] numa parcela de base de custos não sujeita a eficiência”.

Agora, resta saber se esta proposta para que estes gastos sejam acolhidos pelos clientes de eletricidade será ou não aprovada pela ERSE e se os portugueses, com isso, poderão preparar-se para mais um aumento nos impostos associados à eletricidade.

Este artigo foi produzido pela equipa Selectra, líder no aconselhamento de tarifas de gás natural e electricidade em França e Espanha e agora em Portugal. Atualmente tem ao seu dispor o site dirigido aos consumidores de energia onde podem comparar as tarifas e ter toda a informação relacionada com o mercado livre.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts