Ecosia: O motor de busca ecológico que planta árvores enquanto pesquisa na Internet

2017, Ambiente, Estela Fernandes, Green World, Ideias Brilhantes, Todos, UAU!Comentários fechados em Ecosia: O motor de busca ecológico que planta árvores enquanto pesquisa na Internet363

A cada segundo que passa são feitas milhões de pesquisas em vários motores de busca, como o Google, Bing ou Yahoo. Todos nós pesquisamos palavras sobre os mais variados temas, única e exclusivamente, porque queremos obter informações sobre um artista famoso, uma música ou um filme, etc. Mas, e se cada pesquisa que fazemos fizesse a diferença? Uma pequena empresa sediada na Alemanha tornou isso possível.

Veja os vídeos dos capítulos deste livro:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Já conheces o Ecosia?

Sob o lema “Queremos criar um mundo onde o ambiente já não precisa de proteção”, o Ecosia é um motor de busca que planta árvores enquanto pesquisa na internet.

Este browser foi desenvolvido por uma start-up alemã em 2009 em parceria com o Yahoo e o Bing. É um motor de busca amigo do ambiente, que permite plantar 1 árvore por cada pesquisa feita pelo utilizador.

A principal objetivo deste projeto consiste em doar pelo menos 80% das receitas geradas através de anúncios publicitários, a projetos de reflorestação, como é o  caso, da campanha da organização ambiental “The Nature Conservancy (TNC)”, chamada Plant a Billion Trees. A campanha arrecada fundos para promover a restauração florestal em áreas críticas do planeta. A cada pesquisa feita pelo Ecosia, uma árvore é doada à Plant a Billion Trees.

Este motor de busca está disponível para telemóveis e também em versão desktop. A própria aplicação ajuda os utilizadores a contar a quantidade de árvores que a sua pesquisa já permitiu plantar. Tudo em tempo real. Basta 1,7 segundos no portal para cada utilizador poder ajudar a plantar uma árvore.

Se quiseres ajudar, podes passar a fazer pesquisas através do Ecosia ou instalar a extensão do Chrome para tornares o Ecosia, como teu motor de busca predefinido.


De acordo com o Ecosia, já foram plantadas 17,815,627 árvores devido às pesquisas dos mais de 7 milhões de utilizadores ativos.

A empresa alemã também colabora com quatro programas de reflorestação no Peru, Burkina Faso, Madagáscar e Indonésia. Para comprovar os resultados, a empresa publica no seu site relatórios financeiros mensais, bem como vídeos e fotografias do trabalho desenvolvido.

Onde são plantadas as árvores?

Pieter van Midwoud, responsável pela supervisão de todo o processo de plantação das árvores, diz que o objetivo dos projetos de reflorestação, pretende restaurar o ambiente, mas também melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nas zonas afetadas pelas desflorestação.

Van Midwouw, explica ainda que a empresa assume como áreas prioritárias de intervençãoas mais pobres do mundo, onde se pode fazer uma diferença maior na vida das pessoas”.

São ainda selecionadas zonas que são qualificadas como hotspots de biodiversidade”, seguindo o conceito estabelecido pelo ecologista britânico Norman Myers: “Áreas do nosso planeta que possuem espécies vegetais e arbóreas que são completamente únicas a essa região, mas que estão criticamente ameaçadas devido à forte desflorestação causada pela agricultura, cortes ilegais de madeira, mineração, entre outros”.

Em Dezembro de 2016, a empresa doou 137 mil euros a projetos de reflorestação, afirmando que está atualmente a analisar a colaboração com organizações europeias, permitindo que num futuro próximo, seja possível plantar árvores na Europa”.

Segundo dados da Global Forest Watch (GFW), no topo da lista de países com maior maior taxa de desflorestação, está a Mauritânia com 99,8%, seguido do Burkina Faso com 99,3% e Namíbia com 31%.

Em Dezembro de 2016, a Quercus divulgou dados que indicam que Portugal é o 4º país do mundo com maior taxa de desflorestação, com uma perda de 24,6% entre os anos de 2001 e 2014.

O que achaste deste motor de busca? Já contribuíste com a plantação de uma árvore? 🙂

Este texto foi escrito pela NOCTULER Estela Fernandes.

Gostavas de partilhar com o mundo as tuas experiências, ou ideias e projetos interessantes que tenhas descoberto, e torna-te num NOCTULER!

Se gostas de escrever e procuras parceiros para divulgar o teu conteúdo, alia-te ao NOCTULA Channel, envia um email para info@noctulachannel.com e torna-te um editor do portal.

Fonte: PúblicoGreenSavers

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts