Drones, o futuro da agricultura e não só

Ideias Brilhantes, Sofia Marques Correia, Todos, VídeosComments (7)11824

A ideia principal que se tem de um drone (zangão em inglês) é que é um caro equipamento de artilharia militar usado para espiar ou lançar bombas. E, de facto, foi idealizado para fins militares e inspirado nas bombas voadoras alemãs.

Sugestão de leitura:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Um drone é um veículo aéreo não tripulado, ou seja, qualquer tipo de aeronave que não necessita de piloto para ser guiada.

Essa tendência militar está a mudar à medida que os robôs integram o nosso dia-a-dia. A agricultura é uma das novas fronteiras, com a produção de culturas cada vez mais automatizadas – tratores guiados por GPS e máquinas automáticas que ordenham vacas – os drones começam a integrar-se na chamada agricultura de precisão.

drones na agricultura

A agricultura de precisão tem o objetivo de reduzir custos de produção, diminuir a utilização pesticidas e consequentemente a contaminação de terrenos, e o aumento da produtividade.

Sabemos que no futuro temos que alimentar mais pessoas e reduzir a quantidade de produtos químicos e água utilizados na agricultura. A resposta a estas exigências é a tecnologia. Quanto mais se souber sobre as quintas e os campos de cultivo mais fácil e rentável é a sua gestão.

Esta tecnologia pode ser aplicada em imensos campos, como por exemplo fotografia, construção, busca e salvamento, deteção e monitorização de incêndios e estudos de monitorização ecológica.

Neste momento os campos são tão extensos que os agricultores não conseguem caminhar e ver o que se está a passar em todo o lado. Por esta razão, os drones podem ser usados para examinar culturas, com as imagens aéreas associadas a visão de infravermelhos e sistemas de GIS é possível analisar a saúde das plantas e ajudar os agricultores a gerir a água e os produtos químicos de uma forma mais equilibrada.

drones na agricultura

Em Portugal também já se aplica esta tecnologia, no terreno agrícola de João Coimbra, que se dedica à produção do milho. A missão do drone, neste caso, é dar informações ao agricultor para melhorar as condições de drenagem do terreno. Mas também pode ser usado, por exemplo, para detetar erros de fertilização ou zonas onde possam existir doenças na cultura.

Vê o vídeo feito por um drone a sobrevoar um campo de milho em Portugal:

Esta é uma das mais recentes inovações na agricultura ribatejana que está a tornar-se cada vez mais tecnológica. Nas áreas da Agrotejo e Agromais já são usadas sondas para monitorizar a água nos solos e painéis solares para produção de eletricidade.

Em Portugal, a SkyEye é uma empresa que se dedica à captação de imagens aéreas com drones, em áreas como entretenimento e comunicação, engenharia e construção, segurança e prevenção e ciência e investigação.

Tens mais ideias onde se possam aplicar estes robôs voadores? 🙂

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fontes: BBC Future, Operacional, 3D Robotics, O Mirante

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts