dicas sustentáveis

7 Dicas sustentáveis para ir ao supermercado

Como fazer, Plant.aí, TodosComentários fechados em 7 Dicas sustentáveis para ir ao supermercado1215

Quer sejas daquelas pessoas que adora ir às compras ou daquelas que vai só uma vez por mês, existem algumas dicas para fazer compras de forma mais ecológica e sustentável. Aqui fica uma pequena lista com 7 dicas sustentáveis para ir ao supermercado:

1 – Usa sacos reutilizáveis

Quer vás ao mercado ou explorar as diversas lojas de um centro comercial, leva sempre contigo um saco reutilizável.

Os sacos de plástico, comummente entregues nos supermercados e lojas, usam petróleo na composição, um recurso natural não renovável e altamente poluente. Além disso, as tintas utilizadas para a impressão dos sacos de plástico contém cádmio, um metal pesado tóxico que é libertado para a atmosfera, se o saco for queimado, ou para o solo, durante a lenta decomposição do plástico no caso dos aterros.

Existem imensos modelos de sacos reutilizáveis para evitar o consumo dos sacos de plástico, é só escolher o que gostas mais!

saco reutilizável

2 – Evita as embalagens

Já reparaste na quantidade absurda de embalagens que trazes para casa, junto com o objeto que realmente precisavas de comprar?

Vamos supor que foste comprar umas sapatilhas. Chegas a casa não apenas com as sapatilhas que precisavas, mas também com um saco, uma caixa de cartão, plástico que é colocado dentro da sapatilha para mantê-la no formato correto e ainda algumas folhas de papel de seda a envolver os sapatos dentro da caixa.

Para evitar uma produção de resíduos excessiva, tenta sempre deixar as embalagens na loja. Quanto mais o mercado perceber que as pessoas não querem esse exagero de embalagens, vão diminuir cada vez mais a sua produção.

3 – Dá preferência a produtos que não utilizem esferovite

Já existe tecnologia para fazer reciclagem de esferovite, mas ainda é muito pouco utilizada, devido ao baixo custo-benefício. Por isso a maioria do esferovite vai para os aterros. Então, quando puderes evitar o esferovite, evita!

Ao escolher aquelas bandejas que trazem frutas, salada, queijo ou presunto já fatiados, opta pelas de plástico, não as de esferovite.

4 – Dá preferência a produtos feitos de vidro

Para além de recipientes como potes de cozinha e loiças de vidro serem muito mais higiénicos que os de plástico, a durabilidade também é maior. Objetos de plástico ficam facilmente manchados com molhos e arranhados ao serem utilizados e lavados.

Mas o principal fator para optares por utensílios de vidro é porque, caso se partam ou, por outro motivo, tenhas que te desfazer deles, o vidro é 100% reciclável. Se 500 kg de vidro forem postos a derreter, terás 500 kg de vidro novo. Isso já não acontece com o plástico ou com o papel, em que os seus processos de reciclagem têm perdas de material.

5 – Procura produtos com a opção de recarga

Infelizmente ainda há poucos produtos que permitem que nas compras seguintes se adquira apenas a recarga, evitando o excesso de embalagens, mas existem algumas opções.

Na indústria de bebidas, por exemplo, algumas lojas permitem a devolução de garrafas vazias de cerveja com o benefício da nova compra seja mais barata. Algumas marcas de cosméticos também têm opção de recarga, principalmente em produtos como cremes hidratantes e sabonetes líquidos.

6 – Opta por produtos ecologicamente corretos

Existem cada vais mais produtos com carimbos verdes e apelos às suas características eco-friendly. Contudo, é necessário ter algum cuidado nesse campo. Não é só porque diz na embalagem que o produto é ecologicamente correto que ele de facto é. Temos que verificar se o produto é certificado por entidades autorizadas e reconhecidas.

De qualquer forma, se o consumidor demonstrar interesse por produtos que valorizam a natureza já ajuda o mercado a direcionar a estratégia para este objetivo.

Forest Stewardship Council

7 – Não compres o que não precisas!

Esta é a dica mais simples e mais importante! É a forma mais eficaz de evitares o consumo desnecessário de recursos naturais do planeta e gerar poluição.

Então, sempre que fores comprar alguma coisa, analisa bem se realmente é necessário para ti. Não é porque está super barato que precisas de comprar, ou porque toda a gente tem que tu também precisas. Esquece as futilidades, aproveita as coisas que tens ao máximo, só te desfaças delas quando realmente não puderem mais ser utilizadas.

Planta.aí NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito por Maria Luiza Fausto da NOCTULER Plant.aí, uma aplicação mobile que recompensa os utilizadores que consumirem produtos de empresas da rede Plant.aí, sendo a compra convertida em plantação de árvores. Lê todos os artigos da Plant.aí aqui.

Também gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts