como ser confiante no trabalho

10 dicas para sobreviver ao primeiro dia de trabalho

Como vencer, TodosComments (2)6544

Parabéns! Conseguiste que lessem o teu currículo, que te chamassem para uma entrevista e foste selecionado para o posto de trabalho! Mas agora surgem novas dúvidas: como deves comportar-te no primeiro dia de trabalho?

O NOCTULA Channel dá-te 10 dicas para que o primeiro dia de trabalho seja perfeito.

Já disponível no Brasil

nas livrarias SaraivaCultura

www.emprego30dias.com/videos

1 – Atenção à apresentação e ao vestuário

Nos dias anteriores a começares a trabalhar, aproveita para dormir bem e descansar, o teu organismo deve habituar-se ao novo ritmo para não ficares com olheiras e cheio de sono durante os primeiros dias de trabalho.

A roupa deverá ser adequada à tua nova função e ao espírito da empresa. Ou seja, não apareças de fato e gravata se todos na empresa usam sapatilhas e calças de ganga.

2 – Chega com tempo

Antes do primeiro dia de trabalho testa o percurso que vais fazer, quer seja de transportes públicos quer seja de carro. Percebe onde tens estacionamento, caso leves o teu carro. Sai de casa com bastante antecedência, para não teres que pedir desculpa logo no primeiro dia de trabalho.

primeiro dia de trabalho, como ser confiante no trabalho

3 – Se não tens trabalho, procura-o

Um dos piores erros que podes cometer é achar que não tens nada para fazer e por isso dedicar a tarde inteira a atualizar a página de Facebook e sair mais cedo.

Se não tens o que fazer, oferece-te para ajudar os colegas: ocuparás o tempo com algo útil e serás visto como uma pessoa prestável, preocupada e disponível.

4 – Cumprimenta os colegas e apresenta-te

Serás apresentado a grande parte dos teus colegas, no entanto, não deixes de cumprimentar outras pessoas que conhecerás em diferentes situações.

Mantém o contacto visual, sorri e cumprimenta com um aperto de mão. Se estiveres à vontade, apresenta-te de forma breve, de forma a causar uma boa primeira impressão.

Aproveita a hora do almoço para conhecer melhor os novos colegas de trabalho. Evita fazer queixas ou comentários negativos sobre os teus antigos colegas e chefes.

5 – Faz perguntas

Não tenhas vergonha de perguntar tudo o que não sabes – começando pelos nomes e funções de cada pessoa. Fazer perguntas não te torna vulnerável, dá-te informações que demorarias muito mais tempo a conseguir se optasses por descobrir sozinho.

Colocar questões é um sinal de interesse e de proatividade. Contudo, se tiveres muitas dúvidas deves reservar um horário na agenda do teu chefe, ou colega de trabalho responsável, para que possas esclarecer tudo com calma.

6 – Redes Sociais

Faz o trabalho de casa e pesquisa tudo o que conseguires sobre a nova empresa, os seus projetos e colaboradores.

Atualiza o teu perfil nas redes sociais e começa a seguir as atualizações da nova empresa e colegas. À medida que fores conhecendo novas pessoas, procura-os no Facebook e no LinkedIn.

contatos-linkedin

7 – Tira apontamentos

Vais ser apresentado a várias pessoas e ser-te-ão dados procedimentos internos e regras a cumprir. Anota todas as informações, serão muito úteis no futuro.

8 – Assume os erros

É natural cometer erros e essa é uma forma de aprender e de chegar mais longe. Se falhaste, a primeira coisa que deves fazer é assumir. A seguir deves… corrigir! Pensa em alternativas capazes de resolver o problema. Admite o erro à equipa e ao chefe e aproveita para apresentar já algumas soluções para o resolver.

9 – Não fales da vida pessoal

Para evitar julgamentos precipitados, evita dar muitos detalhes da tua vida pessoal nos primeiros dias. Com o tempo vais conhecendo as pessoas e percebes o que deves partilhar.

10 – Mostra confiança

Lembra-te que todas as pessoas sentem nervosismo no seu primeiro dia de trabalho, conhecem pessoas novas e ainda não conhecem bem o espaço. Não é suposto que saibas tudo no teu primeiro dia, por isso sê simpático e mostra-te interessado em começar a aprender.

Se ainda não conseguiste trabalho e estás atualmente a enviar candidaturas, descobre quais os segredos para fazeres um curriculum vitae impressionante.

Sugiro igualmente que vejas este pequeno vídeo para conhecer algumas das coisas que não deverá dizer no primeiro dia de trabalho. Algumas delas, não deverá dizê-las NUNCA! 🙂

Fontes: Exame, Saldo Positivo, Nestle, How stuff works


Este tema é abordado no livro “Como conseguir emprego em 30 dias” da autoria de Pedro Silva-Santos.

Livro - Como conseguir emprego em 30 dias

Se pretendes que o workshopComo conseguir emprego em 30 dias” se realize na tua cidade, não hesites em contactar-nos por telefone ou por e-mailinfo@emprego30dias.com… 🙂

Visita regularmente a secção “Dicas” do site deste evento para poderes aprender várias estratégias que te permitirão destacar da multidão: www.emprego30dias.com/dicas

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts