dicas para procurar emprego

Dicas para procurar emprego e pensar fora da caixa

Como vencer, Sofia Marques Correia, TodosComments (1)2174

Frases como “o mercado de trabalho está saturado” podem ser desmotivadores para quem procura emprego. É preciso pensar fora da caixa e distinguires-te no meio da multidão que quer o mesmo trabalho que tu. Neste artigo damos-te algumas dicas para procurar emprego!

De acordo com um estudo de duas universidade norte-americanas – UCLA e Universidade de New York em Stony Brook –  é mais fácil encontrar um emprego para quem já está empregado, por isso, aqueles que estão sem emprego há algum tempo terão maior dificuldade.

Caso tenhas acabado de te formar, de sair de um emprego para mudar o trajeto da sua carreira, ou então, se andas há muito tempo à procura de uma oportunidade, existem algumas coisas que podes fazer para conseguires distinguir-te da “multidão” e arranjar um trabalho que gostes.

Pensa fora da caixa enquanto estás a procurar emprego!

1. Procura um part-time ou um emprego temporário

É raro encontrar o emprego de sonho imediatamente, por isso não desanimes se tiveres que aceitar um part-time ou uma emprego temporário para ganhar experiência e algum dinheiro.

Pergunta a uma empresa em que estejas interessado se existem vagas para estágio. Apresenta uma ideia para um projeto que gostavas de desenvolver, que pode ser uma mais valia para a empresa ou uma oportunidade de negócio.

Um estágio pode ser uma ótima maneira de começar, ficar a saber mais sobre a empresa e quais as expetativas de carreira.

2. Networking

A Forbes recomenda a criação de uma rede profissional online como forma de manter, a longo prazo, relações profissionais valiosas.

networking, procurar emprego

Quando participas em eventos de networking ou atualizas círculos de contactos nas redes sociais, provavelmente, não vais conseguir um novo emprego imediatamente, mas conectares-te com profissionais da tua área, pode abrir-te portas mais tarde. Podes também aprender muito com as pessoas com quem interages nessas redes, compartilhando experiências e conselhos sobre a vida profissional.

3. Cria um site profissional

Enviar simplesmente o currículo não é o suficiente para chamar a atenção. É importante que te destaques dos outros candidatos e mostres as tuas melhores qualidades e o que já atingiste.

Há imensos sites gratuitos e plataformas que criam portefólios online, que podem ajudar-te a mostrar algum projeto ou trabalho que tenhas criado em empresas anteriores ou na faculdade. Por exemplo, o WordPress e o Wix são ferramentas muito utilizadas para fazer sites, são fáceis e não requerem qualquer conhecimento de codificação ou web design. Para os designers, o Behance, por exemplo, é muito importante.

4. Faz trabalho voluntário

Projetos de voluntariado são sempre uma ótima maneira de ganhar experiência e fazer contactos.

voluntária trabalhador gatil gatos, procurar emprego

De acordo com um estudo realizado e publicado pela norte-americana Corporation For National And Community Service, as pessoas que fazem voluntariado enquanto estão desempregadas têm 27% mais de probabilidade de ser contratadas do que as pessoas que não o fazem.

Com esta experiência, vais ganhar novas competências e conhecimentos que os empregadores consideram valiosas. É uma ótima maneira de te manteres produtivo, utilizar as tuas capacidades e expandires a tua rede de contactos. Além disso, vais sentir-te bem por ter ajudado causas em que acreditas ou pessoas que precisam.

5. Vai às aulas!

A tua formação não tem que terminar após o ensino básico, secundário ou superior. Continuar a aprendizagem ao longo da carreira vai manter-te a par das novas tendências no teu setor.

Informa-te sobre as competências que os recrutadores e empresas procuraram nos anúncios de emprego, e inscreve-te em aulas, cursos ou workshops que atendam às expectativas atuais da tua área.

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este artigo e foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia.

Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fonte: Emprego pelo Mundo


Este tema é abordado no livro “Como conseguir emprego em 30 dias” da autoria de Pedro Silva-Santos.

Livro - Como conseguir emprego em 30 dias

Se pretendes que o workshopComo conseguir emprego em 30 dias” se realize na tua cidade, não hesites em contactar-nos por telefone ou por e-mailinfo@emprego30dias.com… 🙂

Visita regularmente a secção “Dicas” do site deste evento para poderes aprender várias estratégias que te permitirão destacar da multidão: www.emprego30dias.com/dicas

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts