Dicas para poupar na fatura da eletricidade

ComparaJá.pt, TodosComentários fechados em Dicas para poupar na fatura da eletricidade1195

Poupar na fatura da eletricidade constitui uma atitude financeira com a qual a maioria dos portugueses costuma preocupar-se ou, se tal não acontece, deveria acontecer, uma vez que o ambiente agradece, e a carteira também.

Para quem tenha dúvidas sobre a leitura das faturas de eletricidade a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) explica aqui como se devem ler.

A verdade é que já não há desculpa para não se reduzir o gasto com eletricidade, tendo em conta que existem pequenos gestos que, após estarem mecanizados e transformados em hábitos, garantem uma poupança considerável na conta da luz lá de casa. Seja pela fatura estar combinada com o consumo de gás natural ou mesmo, por não ser uma despesa paga todos os meses, os valores cobrados podem ser um verdadeiro peso no orçamento familiar.

Publicidade – Vais adorar ler este romance:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Vê os vídeos de alguns capítulos, aqui.

Quem nunca se arrependeu de não comunicar as leituras todos os meses, esquecer-se de desligar as fichas das tomadas ou deixar os aparelhos elétricos em stand-by? E depois ter recebido uma fatura astronómica de eletricidade com uma cobrança correspondente ao dobro do consumo?

Para quem está a acenar positivamente, a plataforma de simulação gratuita de produtos financeiros ComparaJá.pt apresenta algumas dicas de implementação diária que podem reduzir e otimizar os custos com a conta da eletricidade.

Como Poupar na Fatura da Eletricidade

Se de cada vez que olha para a conta da luz pensa que podia estar a desembolsar um valor mais pequeno, existem pequenos gestos diários, que o podem ajudar a poupar alguns euros mensalmente. Fique a conhecê-los.

Tem a certeza que está no comercializador mais económico?

Com a introdução do mercado liberalizado em Portugal, os portugueses começaram a poder escolher o comercializador de energia que melhor se adequava à sua carteira. De acordo com os dados divulgados pela ERSE, quase 7 em cada 10 consumidores fizeram esta transição.

Existem de momento, cerca de 11 fornecedores de energia disponíveis no mercado. Para saber qual o mais económico, deve estar atento a algumas características. Além do preço, deve informar-se sobre o período de fidelização, forma de pagamento, tipo de fatura e se existe algum desconto no caso de associar o gás natural à sua fatura.

Poupar na fatura da luz

Por exemplo, numa simulação efetuada pelo ComparaJá.pt junto do simulador da ERSE, é possível poupar cerca de 66 euros anuais entre a escolha do fornecedor mais barato e mais caro. No entanto, o comercializador mais barato requer contratação online, fatura eletrónica e débito direto. Já o mais caro não requer nenhuma destas condições.

Comprou os eletrodomésticos certos?

Na hora de comprar um eletrodoméstico, deve prestar atenção à etiqueta energética. Opte por eletrodomésticos que tenham a etiqueta A+ ou A++. No caso de computadores ou monitores, escolha os que possuem a designação ‘Energy Star‘. Não se esqueça de verificar na fatura se a potência contratada é adequada ao consumo real de energia.

Considere trocar de lâmpadas

Existem cerca de cinco tipo de lâmpadas diferentes disponíveis no mercado:

. Lâmpada Incandescente

. Lâmpada de halogéneo

. LED

. Lâmpada fluorescente compacta

. Lâmpada fluorescente tubular

Ao escolher a melhor pode começar a poupar cerca de 15% a 20% no consumo de energia em casa, de acordo com a ADENE. Apesar de algumas das lâmpadas terem um custo de aquisição elevado, como é o caso das LED ou fluorescente compactas, a longo prazo podem revelar-se um bom investimento. Estas lâmpadas são as mais economizadoras do mercado.

Caso pretenda vender ou arrendar a sua casa, não se esqueça de pedir a um profissional qualificado para passar um certificado energético.

poupar na fatura da eletricidade

Cuidado com o Stand-By!

Costuma deixar a sua televisão em stand-by durante a noite? Pode estar a perder dinheiro de cada vez que faz isto. Uma das soluções é desligar da tomada antes de se ir deitar. Outra é optar por uma extensão elétrica com interruptor.

De acordo com o simulador disponível na Deco, pode estar a perder cerca de 55 euros anuais ao manter a TV, leitor de DVD, sistema de som, aparelhagem, computador portátil, impressora, consola de jogos, equipamento de serviço triplo (router) para TV, telefone e internet e telefone sem fios ligados quando não precisa.

poupar na fatura da eletricidade

Aquecer no inverno, refrigerar no verão

Costuma utilizar um aquecedor no inverno e uma ventoinha no verão? Estes dois equipamentos podem ser a razão de estar a consumir mais energia durante estas estações. Esteja atento ao consumo de cada um destes equipamentos e confira se não existem melhores soluções no mercado.

poupar na fatura da eletricidade

Como dica final de poupança, não se esqueça de enviar todos os meses a contagem do contador de eletricidade presente em sua casa. Este hábito pode revelar-se fundamental para fazer crescer os euros poupados anualmente com a fatura da luz. Para uma melhor gestão das suas finanças pessoais visite o ComparaJá.pt e simule cartões de crédito e soluções de crédito pessoal.

NOCTULER-Compara-Já-NOCTULA-Channel

Este artigo foi produzido pela equipa do ComparaJá.pt, uma plataforma online de agregação e comparação de produtos financeiros em Portugal, como cartões de crédito e crédito pessoal.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts