Dicas para poupar na fatura da eletricidade

ComparaJá.pt, TodosComentários fechados em Dicas para poupar na fatura da eletricidade639

Poupar na fatura da eletricidade constitui uma atitude financeira com a qual a maioria dos portugueses costuma preocupar-se ou, se tal não acontece, deveria acontecer, uma vez que o ambiente agradece, e a carteira também.

Para quem tenha dúvidas sobre a leitura das faturas de eletricidade a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) explica aqui como se devem ler.

A verdade é que já não há desculpa para não se reduzir o gasto com eletricidade, tendo em conta que existem pequenos gestos que, após estarem mecanizados e transformados em hábitos, garantem uma poupança considerável na conta da luz lá de casa. Seja pela fatura estar combinada com o consumo de gás natural ou mesmo, por não ser uma despesa paga todos os meses, os valores cobrados podem ser um verdadeiro peso no orçamento familiar.

Quem nunca se arrependeu de não comunicar as leituras todos os meses, esquecer-se de desligar as fichas das tomadas ou deixar os aparelhos elétricos em stand-by? E depois ter recebido uma fatura astronómica de eletricidade com uma cobrança correspondente ao dobro do consumo?

Para quem está a acenar positivamente, a plataforma de simulação gratuita de produtos financeiros ComparaJá.pt apresenta algumas dicas de implementação diária que podem reduzir e otimizar os custos com a conta da eletricidade.

Como Poupar na Fatura da Eletricidade

Se de cada vez que olha para a conta da luz pensa que podia estar a desembolsar um valor mais pequeno, existem pequenos gestos diários, que o podem ajudar a poupar alguns euros mensalmente. Fique a conhecê-los.

Tem a certeza que está no comercializador mais económico?

Com a introdução do mercado liberalizado em Portugal, os portugueses começaram a poder escolher o comercializador de energia que melhor se adequava à sua carteira. De acordo com os dados divulgados pela ERSE, quase 7 em cada 10 consumidores fizeram esta transição.

Existem de momento, cerca de 11 fornecedores de energia disponíveis no mercado. Para saber qual o mais económico, deve estar atento a algumas características. Além do preço, deve informar-se sobre o período de fidelização, forma de pagamento, tipo de fatura e se existe algum desconto no caso de associar o gás natural à sua fatura.

Poupar na fatura da luz

Por exemplo, numa simulação efetuada pelo ComparaJá.pt junto do simulador da ERSE, é possível poupar cerca de 66 euros anuais entre a escolha do fornecedor mais barato e mais caro. No entanto, o comercializador mais barato requer contratação online, fatura eletrónica e débito direto. Já o mais caro não requer nenhuma destas condições.

Comprou os eletrodomésticos certos?

Na hora de comprar um eletrodoméstico, deve prestar atenção à etiqueta energética. Opte por eletrodomésticos que tenham a etiqueta A+ ou A++. No caso de computadores ou monitores, escolha os que possuem a designação ‘Energy Star‘. Não se esqueça de verificar na fatura se a potência contratada é adequada ao consumo real de energia.

Considere trocar de lâmpadas

Existem cerca de cinco tipo de lâmpadas diferentes disponíveis no mercado:

. Lâmpada Incandescente

. Lâmpada de halogéneo

. LED

. Lâmpada fluorescente compacta

. Lâmpada fluorescente tubular

Ao escolher a melhor pode começar a poupar cerca de 15% a 20% no consumo de energia em casa, de acordo com a ADENE. Apesar de algumas das lâmpadas terem um custo de aquisição elevado, como é o caso das LED ou fluorescente compactas, a longo prazo podem revelar-se um bom investimento. Estas lâmpadas são as mais economizadoras do mercado.

poupar na fatura da eletricidade

Cuidado com o Stand-By!

Costuma deixar a sua televisão em stand-by durante a noite? Pode estar a perder dinheiro de cada vez que faz isto. Uma das soluções é desligar da tomada antes de se ir deitar. Outra é optar por uma extensão elétrica com interruptor.

De acordo com o simulador disponível na Deco, pode estar a perder cerca de 55 euros anuais ao manter a TV, leitor de DVD, sistema de som, aparelhagem, computador portátil, impressora, consola de jogos, equipamento de serviço triplo (router) para TV, telefone e internet e telefone sem fios ligados quando não precisa.

poupar na fatura da eletricidade

Aquecer no inverno, refrigerar no verão

Costuma utilizar um aquecedor no inverno e uma ventoinha no verão? Estes dois equipamentos podem ser a razão de estar a consumir mais energia durante estas estações. Esteja atento ao consumo de cada um destes equipamentos e confira se não existem melhores soluções no mercado.

poupar na fatura da eletricidade

Como dica final de poupança, não se esqueça de enviar todos os meses a contagem do contador de eletricidade presente em sua casa. Este hábito pode revelar-se fundamental para fazer crescer os euros poupados anualmente com a fatura da luz. Para uma melhor gestão das suas finanças pessoais visite o ComparaJá.pt e simule cartões de crédito e soluções de crédito pessoal.

NOCTULER-Compara-Já-NOCTULA-Channel

Este artigo foi produzido pela equipa do ComparaJá.pt, uma plataforma online de agregação e comparação de produtos financeiros em Portugal, como cartões de crédito e crédito pessoal.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts