dentes regeneração dentina

Dentes novos ao alcance de uma impressão 3D

Curiosidades, Natasha Pádua, TodosComentários fechados em Dentes novos ao alcance de uma impressão 3D1721

Já imaginaste nunca mais teres que lavar os dentes? Pois, alguém não só imaginou isso como também já trabalha para que isto seja realidade num futuro próximo.

Sugestão de leitura:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Mais do que fazer a limpeza da sujidade, investigadores da Universidade de Groningen, na Holanda, criaram um dente artificial capaz de repelir bactérias, de modo a que seja impossível a acumulação de placa bacteriana e tártaro.

Para tornar isso possível foi necessário usar uma impressora 3D com resina dental misturada com sais quaternários de amónio antimicrobianos. Após a impressão, o material é endurecido sob luz ultravioleta. O plástico é extremamente durável e resistente e, ao mesmo tempo em que é letal às bactérias, não causa qualquer efeito no corpo humano. Testes adicionais ainda estão em andamento, mas o líder da pesquisa acredita que em breve o produto estará disponível.

dentes impressão 3D

Menos radical é a alternativa encontrada por um grupo de cientistas de Harvard, que consiste em fazer o próprio dente regenerar. A “magia” acontece quando laser de baixa frequência estimula células estaminais (ou células-tronco, no Brasil) dentárias a produzir dentina, o material do qual é composto o dente por dentro.

Apesar de ainda não ser a reconstrução completa, a técnica é tão promissora que os investigadores acreditam que poderá ser utilizada também para regenerar ossos no futuro. As tentativas anteriores com uso de células estaminais consistiam em isolá-las do corpo humano, manipulá-las em laboratório e reinseri-las no corpo, método lento e complexo, ao contrário deste, mais rápido e menos invasivo.

Ainda não se sabe como reconstituir outras camadas do dente, mas com isso já é possível evitar os tratamentos de canal, que são bastante dolorosos, e evitar extrações dentárias. Seria como uma casa, já se consegue regenerar as paredes internas, mas faltam as externas e o telhado.

dentes regeneração dentina

O que não se sabe porém é quando e a que preço isso chegará à população. Nesse caso, os brasileiros do departamento de Química da Universidade Federal de Pernambuco estão à frente com a fórmula composta de nanopartículas de prata com ação bactericida. O custo de aplicação não passaria dos vinte cêntimos por pessoa.

Já existe um produto semelhante no Japão, mas possui maior concentração de prata e deixa os dentes pretos. A versão brasileira possui menos prata, deixa os dentes amarelos e após 48 horas eles voltam a ficar brancos. O composto continua a agir durante um ano, ou seja, mesmo resultado com menos aplicações, graças às nanopartículas, que penetram mais facilmente dentro do dente (foto abaixo). Se as cáries não forem profundas, nem é necessário usar aquela broca dos dentistas que tanto nos apavora.

dentes tubos dentários

Enquanto o teu dentista usar a temida broca para tratar os teus dentes, recomendo que continues focado na prevenção, lavando sempre os dentes. Ainda assim, supondo que o dente que não requer limpeza chegue a nós, quem em sã consciência sairia para um encontro após comer uma massa de alho e azeite sem lavar os dentes? Queres matar teus colegas de trabalho com o teu hálito pós-almoço? Quem sabe não inventam os dentes à prova de mau hálito também?

Natasha Pádua NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Natasha Pádua (natasha.padua@gmail.com), do Blog Eat Innovation, um site sobre as coisas incríveis que se fazem na área alimentar. Lê todos os artigos da Natasha aqui.

Também gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fontes: News Scientist, Digital Trends, Globo, Digital Trends

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts