Consumo de energia renovável em 2016

Ambiente, Curiosidades, Eletricidade, Energia, Energias Renováveis, Selectra, TodosComentários fechados em Consumo de energia renovável em 2016295

Portugal fechou o ano de 2016 com 64% do seu consumo total de eletricidade feito através da energia renovável, segundo dados divulgados pela REN, e o saldo exportador de energia neste ano foi equivalente a 10% do consumo nacional, atingindo o maior índice de exportação até agora para a Espanha.

É importante recordar que, em maio do ano passado, Portugal funcionou 107 horas consecutivas somente à base de energia limpa.

Os recursos hídricos foram os principais responsáveis pela produção de eletricidade no país em 2016, com um crescimento de 73% comparado com 2015 e com 28% da produção de energia renovável, enquanto a eólica ficou em segundo lugar com 22%, depois a biomassa (5%) e, por último, a fotovoltaica (1,4%).

O Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, afirma que agora o grande objetivo deve ser aumentar a produção de energia solar. Carlos Afonso Sobral, responsável da Selectra Portugal, empresa comparadora de tarifas no mercado livre de energia, comenta: “Na semana passada foi divulgada a notícia de que a energia solar deve tornar-se mais barata do que o uso do carvão em 2025. Em alguns países, isso, inclusive, já é um facto. Desde 2009 os preços já mostraram uma queda de 62%, então está na hora de Portugal, país com maior número de horas de sol na Europa, começar a dar mais atenção à energia renovável.”.

Em 2017 as notícias no setor da energia renovável já começam positivas, com um recorde histórico da produção eólica atingido no dia 02 de janeiro, com o valor máximo instantâneo de 4532MW, o equivalente a 58% do pico de consumo daquele dia.

Além disso, o Banco Europeu de Investimento (BEI) anunciou um investimento de 10 milhões de euros no projeto da empresa finlandesa AW Energy para produzir energia a partir das ondas de Peniche.

noctuler-selectra

Este artigo foi produzido pela equipa Selectra, líder no aconselhamento de tarifas de gás natural e electricidade em França e Espanha e agora em Portugal. Atualmente tem ao seu dispor o site dirigido aos consumidores de energia onde podem comparar as tarifas e ter toda a informação relacionada com o mercado livre.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts