Porque devemos construir arranha-céus de madeira

Curiosidades, Todos, VídeosComentários fechados em Porque devemos construir arranha-céus de madeira1461

Os arquitetos e engenheiros têm-se mostrado reticentes em usar madeira na construção de grandes edifícios. Questões como custo, segurança da estrutura e resistência ao fogo tornaram o betão e o aço nos materiais de preferência na construção.

Apesar da maioria preferir o cimento e o aço, o arquiteto Michael Green defende que devemos começar a substituí-los por madeira, já que a produção destes materiais contribuem significativamente para a poluição do nosso planeta. Para tornar esta mudança possível, o arquiteto apresenta a proposta “Find the Forest Through the Trees” (FFTT), ou em português “Encontra a Floresta entre as Árvores”, que utiliza painéis de madeira laminada, que obtêm a sua resistência estrutural através da sobreposição de muitas camadas finas.

Lançamento no Brasil: 3 de julho de 2018

Reserve já o seu exemplar na Saraiva

www.emprego30dias.com/videos

michael green architecture construção com madeira

Segundo Michael Green, o uso de madeira produzida de forma sustentável pode ser a melhor opção para se reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a pegada de carbono dos edifícios. Apesar do conceito parecer contraditório, deitar árvores abaixo para construir casas, existem modelos de produção de madeira sustentáveis, de árvores com crescimento rápido, e essas são as únicas árvores apropriadas para a construção.

construção com madeira Michael Green

Durante uma palestra TED, que podes ver no início do artigo, o arquiteto Michael Green falou do conceito que defende e do método de construção utilizado em grandes edifícios de madeira. O FFTT é constituído por um núcleo sólido de madeira – que contem as circulações e instalações – e lajes, também de madeira. Vigas de aço proporcionam a flexibilidade necessária para suportar os esforços do vento e possíveis terremotos, e o betão é utilizado apenas nas fundações do edifício.

Existem formas de garantir que a madeira que se está a comprar é sustentável, ou seja que foi produzida tendo em conta a produtividade da floresta ao longo dos anos (não cortando todas as árvores de uma vez) e que obedece às leis, tratados e acordos internacionais. O Forest Stewardship Council trabalha com o propósito de melhorar a gestão florestal no mundo inteiro e, através da certificação, procura incentivar os proprietários e gestores florestais a seguirem as melhores práticas sociais e ambientais.

floresta gerida de modo sustentável

Fonte: Arch Daily, Le Parisien

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts