Aluno do IFB desenvolve solução barata que aumenta tempo de vi...

Zeca, estudante do Campus Planaltina do IFB, desenvolveu uma solução barata que aumenta tempo de vida das frutas. Ficou curioso? Ele mesmo explica no vídeo. Assista ou acesse a matéria no portal do IFB: http://goo.gl/Ho5g13

Posted by Instituto Federal Brasília - IFB on Segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Conservar alimentos frescos com embalagem invisível

Curiosidades, NOCTULERS, Sofia Marques Correia, TodosComentários fechados em Conservar alimentos frescos com embalagem invisível6119

Todos conhecem a dificuldade que é conservar alimentos frescos em boas condições. Para solucionar o problema e evitar o desperdício, o estudante brasileiro Josemar Gonçalves de Oliveira Filho, descobriu uma fórmula caseira e económica que promete ser uma solução inovadora para aumentar a durabilidade das frutas.

Sugestão de leitura:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Conservar alimentos frescos

Os resultados de um estudo sobre desperdício alimentar em Portugal, indicam que o nosso país desperdiça anualmente 1 milhão de toneladas de alimentos. Desta forma, cada pessoa contribui com o desaproveitamento de 97 kg de géneros alimentícios por ano.

Com o objetivo de diminuir o desperdício de alimentos, aumentando a durabilidade da fruta, um aluno de Biologia do Instituto Federal de Brasília fez uma investigação sobre embalagens comestíveis. Isto levou-o a uma fórmula composta por fécula de mandioca e óleo essencial de cravo-da-índia. Mergulhando frutas nessa solução, com custo médio de 5 Reais por litro (pouco mais de 1 Euro),  Josemar verificou que houve uma mudança na decomposição das mesmas, que ganharam cerca de 10 dias a mais de vida útil.

Conservar alimentos frescos natural

Josemar fez uma investigação sobre conservação de bananas, tendo verificado que 40% são desperdiçadas devido a doenças após a colheita, gerando muito desperdício. Mergulhando as bananas na fórmula que criou, estas ficam protegidas de fungos, permitindo que fiquem boas para consumo durante mais dias.

conservar alimentos frescos banana

banana conservação

A embalagem comestível permite conservar alimentos frescos e impede a proliferação de fungos e outros microorganismos, responsáveis pela degradação da fruta. Deste modo, podemos guardar os alimentos durante mais tempo, quer seja em casa, nas lojas ou no processo de transporte.

O futuro biólogo recebeu o prémio de melhor projeto da IV Semana de Produção Científica do Instituto Federal de Brasília, além de ser convidado para estagiar na Universidade de São Paulo (USP).

Descobre aqui algumas dicas para evitares o desperdício alimentar no dia-a-dia.


Outras formas de combater o desperdício alimentar é a gerar energia com produtos que iriam para o lixo, foi o que um supermercado britânico fez, “resgatar” a fruta e os legumes que não têm o aspeto visual exigido pelas grandes superfícies e vendê-la ao público, foi o que fez a Fruta Feia, ou mesmo criar embalagens rótulos inteligentes que nos dizem se um alimento está estragado.


Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fontes: Hypeness

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts