Cientistas criam tecidos que eliminam sujidade através da luz solar!

Ideias Brilhantes, TodosComentários fechados em Cientistas criam tecidos que eliminam sujidade através da luz solar!1343

Quantas vezes desejaste que as tuas roupas se limpassem sozinhas para que não precisasses mais de lavá-las e passá-las a ferro? Sempre que as roupas se acumulam no cesto, tenho a certeza de que esta ideia passa pela tua cabeça, assim como passa pela minha e pela dos cientistas que desenvolveram o tecido que elimina sujidade através da luz solar.

Pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT), na Austrália, desenvolveram este tecido através do crescimento de nanoestruturas à base de cobre e prata sobre a sua superfície. O tecido quando é exposto à luz solar liberta uma explosão de energia que degrada a matéria orgânica no tecido. As nanoestruturas por serem metálicas, absorvem a luz visível, o que excita as partículas metálicas causando a reação. Até mesmo a luz artificial promove esta reação, de modo que mesmo em dias nublados, a matéria orgânica do tecido possa igualmente desaparecer.

tecido autolimpante

Imagem de tecido de algodão ampliada 200 vezes. O tecido está coberto com nanoestruturas invisíveis a olho nu. Photo: RMIT University

Dr. Rajesh Ramanathan, um dos investigadores da Ian Potter NanoBioSensing Facility e da NanoBiotechnology Research Lab do RMIT, diz que “a equipa trabalhou com nanoestruturas à base de cobre e prata, pois são materiais conhecidos pela sua capacidade de absorver a luz visível”.

Publicidade – Vais adorar ler este romance:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Vê os vídeos de alguns capítulos, aqui.

Dr. Ramanathan afirma ainda que, “dos dois materiais usados, cobre e prata, um trabalhava muito rápido com o processo de degradação, levando entre 6 a 10 minutos. O outro demorou mais tempo, cerca de 30 minutos, mas é mais estável,para que haja um bom equilíbrio entre a estabilidade e a velocidade”.

tecido limpo com sol

Processo de auto limpeza do tecido através da luz solar

Ainda estão a ser realizados testes para saber se a limpeza também funciona com odores mais desagradáveis, como é o caso do suor. No entanto, os cientistas dizem que o “próximo passo é testar o tecido com compostos orgânicos que possam ser mais relevantes para os consumidores, para ver qual a reação em manchas comuns, como o molho de tomate ou de vinho”.

O material tem grande potencial para ser utilizado no extermínio de super bactérias, tão nocivas ao ser humano. Apesar de todo o otimismo, ainda não se sabe quando é que o produto poderá estar disponível comercialmente.

Há três anos atrás foi anunciado, no Japão, outro tecido promissor que reagiria com o Sol. No entanto este era construído com fios de células fotovoltaicas e seria capaz de gerar energia a partir do Sol, convertendo-a em energia elétrica. Dessa forma seria possível carregar o telemóvel na sua própria t-shirt. O lançamento deste produto estava pensado ser até 2015, o que não aconteceu. Alguns dos pontos devem serem melhorados como é o caso do isolamento dos fios condutores e a durabilidade do produto. 

Não se sabe quando teremos roupas a auto-limparem-se e a darem carga aos nossos telemóveis, mas a julgar pelo empenho destes cientistas, rapidamente as máquinas de lavar estarão com os dias contados. E também os carregadores de telemóveis… assim espero! 🙂


Este texto foi escrito pela Natasha Pádua, do Blog Eat Innovation, um site sobre projetos inovadores da área alimentar.


Fontes: BiomaxhypescienceStylo UrbanoCiclo VivoG1

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts