Cerveja e inteligência artificial: Combinação perfeita!

Inovação, Natasha Pádua, TodosComentários fechados em Cerveja e inteligência artificial: Combinação perfeita!194

Uma cerveja que fica cada vez melhor, é possível?

É o que promete a IntelligentX AI Beer, a primeira cerveja produzida com uso de inteligência artificial promete revolucionar a tua happy hour 🙂

Diversas empresas aprimoram a inteligência artificial nas suas operações, mas poucas conseguiram resultados tão animadores. Basta lembrar da experiência da Microsoft no início de 2016, com a Tay, um perfil adolescente no Twitter totalmente feito por inteligência artificial que desenvolvia os seus conhecimentos pela interação com pessoas. No entanto, em menos de 24 horas, a Tay publicou mensagens de ódio e se tornou racista e nazista. O Google também está usando, entre outras coisas, para aprender como nos dar melhores resultados nas buscas no site.


A novidade agora é o uso dessa tecnologia aplicada a coisas que possamos tocar e degustar. Que tal uma cerveja?


Esta foi a ideia da consultora de inovação 10x e dos especialistas em aprendizagem automática “machine learning” da Intelligent Layer, de Londres. Eles compartilhavam o mesmo espaço de co-working e entre uma cerveja e outra, desenharam o plano. Após um ano de trabalho foi apresentada a IntelligentX AI Beer, uma linha de cervejas feita com inteligência artificial. Em vez de uma formulação padrão, a creveja aprende e melhora a fórmula constantemente.

O aprendizagem acontece quando o consumidor bebe a cerveja. Cada garrafa possui um código de acesso associado ao Facebook e o cliente é convidado a dar feedback sobre o produto. O software faz perguntas sobre gostos, características e pede notas de 0 a 10. A máquina altera a fórmula, mas ainda assim, a apreciação humana é essencial para descartar fórmulas ruins.

Para simplificar, essa interação é o mesmo processo que ocorre hoje em análise sensorial com grupo de foco e análise estatística de resultados em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Porém é automatizado e com ciclos de aprendizagem muito mais rápidos. Segundo os fundadores, é como colocar todos os consumidores junto do mestre cervejeiro e disso derivar novas formulações. O maior desafio está na incorporação de todos os feedbacks.

É possível manter um produto de características únicas ou no futuro teremos uma cerveja padrão comum que mais ou menos agrade a todos?

IntelligentX AI Beer já é vendida em bares na cidade de Londres. E os planos das empresas envolvem aplicar a mesma tecnologia a outros produtos como chocolates, perfumes e cafés. Os códigos das receitas são todos abertos a quem se interessar. Será este o futuro do desenvolvimento de produtos?

Fala-se também do risco da substituição dos homens por computadores, mas acredito em computadores que potencializem as competências humanas em vez de concorrer com elas. Sempre haverá espaço para o artesanal, mas por que não se render a uma cerveja computadorizada na próxima saída com os amigos? Certamente vai render boas discussões na mesa do bar 🙂

Natasha Pádua NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Natasha Pádua (natasha.padua@gmail.com), do Blog Eat Innovation, um site sobre projetos inovadores da área alimentar. Lê todos os artigos da Natasha aqui.

Fontes: Fine Dining LoversEvening Standard, Fast Company, Wired, Revista Galileu

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts