A espiar cegonhas no ninho

Todos, UAU!, VídeosComments (2)7365

Depois de ter estado em risco de desaparecer nos anos 1980, a cegonha-branca está agora a crescer a um nível elevado em Portugal.

Conhecida pelos seus enormes nin­hos de gal­hos con­struí­dos em cham­inés, postes de elet­ri­ci­dade ou tel­ha­dos de casas, é uma espé­cie que está bem adap­tada à pre­sença humana, fazendo por isso parte do nosso dia-a-dia.

Em 2009, surgiu um projeto que permite “espiar” as cegonhas nos seus ninhos, chama-se “Cegonhas na Web“. A parceria entre a REN – Redes Energéticas Nacionais, o jornal Público e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) tornou este projeto possível.

O projeto passa pela divulgação de imagens em direto na web de vários ninhos de cegonha-branca, a partir de infraestruturas da REN.

cegonhas ninho cria

Imagem capturada de uma das webcams do site “Cegonhas na Web”.

Na zona do Porto Alto foram instaladas duas câmaras, a partir de onde são difundidas imagens durante 24 horas por dia. O site tem um fórum e um blogue alimentados pela empresa de consultoria ambiental Bio3.

Diariamente, a Bio3 controla as câmaras de filmar de forma a oferecer imagens interessantes ao público em geral e modera os comentários colocados no fórum, respondendo a questões e dúvidas. Fornece ainda informações técnicas sobre a espécie e o seu comportamento.

Vê as imagens das cegonhas em direto no site “Cegonhas na Web“!

Porque é que as cegonhas escolhem postes de alta tensão em vez de árvores?

Em 2009, existiam 1610 ninhos nas torres de alta e média tensão da REN, mas a cada ano o número aumenta, tendo sido contados em 2013, 2355 ninhos.

“Elas preferem sítios que estejam a salvo de predadores”, explica o ornitólogo Victor Encarnação, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). “Num sobreiro, um gato-bravo sobe facilmente”, exemplifica. Ao mesmo tempo, a altura das torres proporciona às aves uma ampla visão de tudo o que as rodeia.

A atração é tal que numa única torre no Vale do Mondego há 39 ninhos de cegonhas. É algo impressionante, mas pode ser uma dor de cabeça para as redes eléctricas, pois podem causar curto-circuito.

Os casais de cegonha-branca, tal como muitos outros animais, acasalam para a vida e mantêm o mesmo ninho ao longo dos anos, compondo-o e aumentado-o a cada primavera, podendo atingir 800 kg de peso e 225 cm de diâmetro.

Vê as imagens das cegonhas em direto no site “Cegonhas na Web” e acompanha o crescimento das crias! 🙂

Fontes: Público, SPEA, Bio3

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts