casamento sustentável bicicleta

9 dicas para um casamento sustentável

Curiosidades, TodosComments (1)5219

Está a chegar a época dos casamentos! 🙂 O nosso site parceiro Green Nation fez uma lista de 9 dicas para tornar qualquer casamento mais sustentável:

1 – Local

Já disponível no Brasil

nas livrarias CulturaSaraiva

www.emprego30dias.com/videos

Hoje em dia diversos casamentos são celebrados em locais abertos, como quintas, clubes, praias, parques e espaços que utilizam o ambiente envolvente, normalmente rodeado de natureza e árvores.

Este tipo de espaço dispensa o uso de climatizadores, aproveitando a brisa natural e, ao mesmo tempo, é necessária menos luz artifical, já que é aproveitada a luz natural para a iluminação.

2 – Roupa

O vestido de noiva é um grande investimento na organização de um casamento. Uma boa dica para diminuir despesas e tornar o evento mais sustentável é reutilizar um vestido antigo, por exemplo dando uma nova vida ao vestido usado pela mãe ou avó. Além de sustentável, é uma forma de homenagear pessoas especiais.

vestido de noiva renovado casamento sustentável

Raquel da Matta usou o mesmo vestido utilizado pela mãe Regina da Matta em 1979. Foto: Zankyou Magazine

3 – Horário

No Brasil, e cada vez mais em Portugal, é normal fazer o casamento ao final da tarde e noite dentro. No entanto, durante o dia a luz pode ser aproveitada em teu favor, para tornar o casamento ainda mais radiante, e ao mesmo tempo diminuindo a necessidade de utilizar eletricidade para iluminar o local.

Vais adorar ler este romance:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

Vê os vídeos de alguns capítulos, aqui.

4 – Convites

O mais sustentável será fazer um convite online aos convidados, mas é sempre bonito ter um convite físico e nesse caso podes optar por utilizar papel reciclado ou papel com sementes, depois do casamento o papel pode ser deitado na terra e dar flores ou legumes!

5 – Decoração

O melhor é usar móveis e decorações que não agridam o meio ambiente durante o seu fabrico, com o rótulo ecológico FSC,por exemplo.

Reutilizar materiais é uma ótima opção e torna o ambiente mais acolhedor e pessoal. Aproveita pequenos recipientes usados para fazer os centros de mesa, para lhes dares uma cara nova basta forrá-los com papel ou tecido.

casamento sustentável decoração

Foto: Rui Gaiola

6 – Festa

Quanto mais pessoas convidadas maior a pegada ecológica do casamento.

Se a festa for realizada no mesmo local do casamento diminuem as viagens de carro. Podes ainda incentivar os convidados a dar boleia uns aos outros.

7 – Comida

Tenta não encomendar comida a mais para evitar o desperdício. Caso sobrem muitas coisas dá a uma associação de solidariedade. Podes ainda optar por um dos pratos ser vegetariano, pois é uma dieta mais sustentável.

Dá prioridade a alimentos orgânicos e produzidos de maneira responsável.

8 – Presentes para os noivos

Muitas vezes, os presentes que os noivos recebem acabam por ser repetidos, e isso leva ao desperdício e à acumulação de objetos em casa. Uma boa opção é criar uma lista de utensílios ou produtos que os noivos ainda precisem para montar a casa, por exemplo.

9 – Lembranças para os convidados

Mudas de plantas ou pacotinhos de sementes podem ser uma ótima ideia de lembrança para os convidados, e ainda torna o planeta um lugar mais verde e sustentável. Podes ainda doar o dinheiro das lembranças a uma associação de solidariedade social.

Se quiseres dar um objeto como lembrança, dá preferência aos que são produzidos usando matérias primas recicladas.

mudas lavanda lembranças de casamento

Mudas de alfazema como lembrança para os convidados. Foto: Palavras Leva-as o Vento

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em WordSugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts