Uma casa sobre rodas, portuguesa com certeza

Sofia Marques Correia, Todos, VídeosComentários fechados em Uma casa sobre rodas, portuguesa com certeza8570

A LusiTiny é uma pequena casa sobre rodas, ecológica e de madeira, criada por uma arquiteta portuguesa, Carolina Marques. O objetivo é criar uma casa auto-sustentável, reciclando e reaproveitando materiais.

A ideia desta casa é precisamente a liberdade que ela proporciona, com todo o conforto de uma casa “normal”. Por ser uma casa muito pequena, ela é também de fácil manutenção, bastante económica e ecológica, e procura ser autónoma. A LusiTiny é literalmente uma “casa sobre rodas”, e por isso pode ser mudada de lugar facilmente.

Carolina Marques e Kelly Baptista, a LusiTiny é o primeiro protótipo de casa itinerante com todos os confortos e funcionalidades básicas de uma casa.

O fenómeno das casas pequenas, ou seja, o movimento Tiny House, é uma tendência na arquitetura. Este conceito é uma corrente arquitetónica e social que defende uma forma de vida mais simplificada e desmaterializada.

Segundo as responsáveis pelo projeto, Carolina Marques e Kelly Baptista, a LusiTiny é o primeiro protótipo de casa itinerante com todos os confortos e funcionalidades básicas de uma casa. Pretende-se que seja um modelo auto-sustentável, de fácil e baixos custos de manutenção, e com uma utilização cuja pegada ecológica seja muito reduzida, idealmente nula.

A LusiTiny é uma pequena casa sobre rodas, ecológica e de madeira, criada por uma arquiteta portuguesa. O objetivo é criar uma casa auto-sustentável, reciclando e reaproveitando materiais.

Pelas suas dimensões reduzidas, a casa LusiTiny não precisa de ter licenciamento de construção e habitabilidade, nem de pagar Imposto Municipal sobre Imóveis. Esta casa, sendo construída sobre rodas, admite mais liberdade e um estilo de vida mais ativo, mais ligado às atividades ao ar-livre, não esquecendo o conforto de um lar acolhedor e com uma personalidade muito própria.

A LusiTiny é uma pequena casa sobre rodas, ecológica e de madeira, criada por uma arquiteta portuguesa. O objetivo é criar uma casa auto-sustentável, reciclando e reaproveitando materiais.

A proximidade com os materiais e as ferramentas do pai, dono da Marcenaria e Carpintaria Marques, e a admiração pela arquitetura sustentável levaram a que este projeto surgisse. No entanto, foi sobretudo “uma vontade de querer criar algo que questionasse os nossos hábitos e as nossas reais necessidades, não somente ao nível da construção, mas também ao nível da nossa forma de habitar e construir.“, contou Carolina Marques ao NOCTULA Channel.

O projeto da LusiTiny, mais que uma casa sobre rodas, é na realidade um estilo de vida que eu gostaria que despoletasse uma conversa mais profunda que apenas a arquitetura sustentável/soluções arquitetónicas sustentáveis.“, afirma Carolina.

A LusiTiny é uma pequena casa sobre rodas, ecológica e de madeira, criada por uma arquiteta portuguesa. O objetivo é criar uma casa auto-sustentável, reciclando e reaproveitando materiais.

A LusiTiny está a ser desenvolvida no âmbito do projeto UpWood, que nasceu pelas mãos da Carolina Marques, com a colaboração de Kelly Baptista. O UpWood procura desenvolver o conceito upcycling, isto é, reutilização de materiais, assim como explorar a vertente ecológica dos processos produtivos e dos materiais, e de modelos de construção ecológicos e autónomos.

Shou Sugi Ban - técnica natural antiga japonesa usada para tratar a madeira usada no exterior, e que consiste em queimar a madeira.

Técnica Shou Sugi Ban – Tratamento à madeira para que esta se torne impermeável e resistente ao bicho.

Qual a diferença entre uma roulote comum e a LusiTiny – casa sobre rodas?

A grande diferença entre uma roulote e a LusiTiny é o facto desta última ter sido construída usando métodos e materiais de construção convencionais. “A madeira é o material que escolhemos para a estrutura, assim como revestimento exterior e mobiliário.

O uso que se dará a uma casa influencia o desenho do espaço interior. No caso da LusiTiny, o espaço é desenhado como se fosse uma casa para uso corrente, com os aparelhos e mobiliário dito normal, o que lhe dá mais conforto e familiaridade, mas também por causa disso não é tão aerodinâmica como uma roulote.

A LusiTiny é uma pequena casa sobre rodas, ecológica e de madeira, criada por uma arquiteta portuguesa. O objetivo é criar uma casa auto-sustentável, reciclando e reaproveitando materiais.

A equipa da LusiTiny criou uma campanha de angariação de fundos para poderem terminar a pequena casa, precisavam de cortiça, para o isolamento, e painéis solares para tornar a casa autosuficiente.

Casas pequenas e eficientes, quer seja na cidade, no meio do campo ou mesmo na estrada, são cada vez mais populares. Inovações de design de interiores que permitem poupar espaço em casas pequenas, fazem com que muitas pessoas percebam que menos pode ser mais.

A arquitetura sustentável é cada vez mais utilizada, existindo vários exemplos, desde construção de casas com terra a casas que produzem mais energia que aquela que gastam. Um exemplo específico é o de uma família no Reino Unido que decidiu construir uma casa Hobbit sustentável com materiais naturais e com as suas próprias mãos.

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livroComo conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF, ePub ou para ouvir o Audio Livro em mp3!

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts