A cadeira de rodas elétrica que nasceu de um segway

Ideias Brilhantes, Sofia Marques Correia, Todos, VídeosComentários fechados em A cadeira de rodas elétrica que nasceu de um segway1757

Inspirada na tecnologia da Segway, a Ogo é uma cadeira de rodas elétrica de “mãos-livres” que chega aos 20 km/hora. Esta cadeira de rodas é revolucionária e pode dar muito mais liberdade de movimentos às pessoas que têm de utilizar este meio para se deslocarem.

A ideia surgiu quando o engenheiro neozelandês Kevin Halsall observava o amigo Marcus Thompson, que ficou paraplégico depois de um acidente de esqui. Ao perceber que a cadeira de rodas normal limitava bastante o seu amigo e, consequentemente, a capacidade dele participar em eventos sociais, decidiu desenvolver uma cadeira de rodas mais moderna, capaz de oferecer mais liberdade de movimentos que as opções disponíveis no mercado.

cadeira de rodas elétrica segway

Kevin precisou de quatro anos para desenvolver esta cadeira de rodas elétrica, que se distingue dos modelos convencionais, mesmo elétricos, por não precisar de botões nem joysticks, para os movimentos básicos, nem ser necessário empurrar.

Para funcionar, basta a pessoa impulsionar o tronco para frente ou para os lados para indicar a direção que a cadeira deve seguir, um modo de funcionamento que lembra o do Segway. Não é preciso realizar grandes esforços, movimentos subtis do corpo são suficientes. Um conjunto de sensores reconhece a ação e converte a informação em ordens para o motor da Ogo, que consegue atingir os 20 km/h.

ogo cadeira de rodas elétrica

A Ogo é, na sua essência, uma cadeira instalada sobre um Segway, mas a adaptação não foi assim tão simples. Os Segways requerem que a pessoa utilize um volante para se segurar e orientar a movimentação. No entanto, a Ogo foi idealizada para que a pessoa se possa deslocar sem usar as mãos, logo, Kevin teve que criar um sistema de controlo do zero.

A cadeira tem uma bateria com autonomia estimada em 40 km. As rodas, mais grossas e menores em relação às cadeiras convencionais, devem facilitar a locomoção em áreas ligeiramente inclinadas e superfícies irregulares. Existe ainda a possibilidade de trocar os pneus – ideal para alguém que goste de andar em diferentes tipos de terrenos. O recurso de mãos-livres também significa que as pessoas podem praticar desporto ou realizar outras tarefas enquanto se movem.

Outra dificuldade com que muitos utilizadores de cadeiras de rodas se deparam é a deslocação de distâncias mais longas. Os transportes públicos nem sempre se encontram perto de casa e por vezes também é difícil a sua utilização para quem tem falta de mobilidade. Para solucionar este problema, têm surgido vários veículos adaptados. É o caso do Kenguru, um carro elétrico em que o condutor entra no veículo sem deixar a cadeira.

carro elétrico para utilizadores de cadeira de rodas

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Lê todos os artigos da Sofia aqui.

Também gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fontes: TSF, TecnoBlog, Razões para Acreditar

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts