Folhas de abacaxi são transformadas em cabedal ecológico

Ideias Brilhantes, Sofia Marques Correia, Todos, VídeosComments (1)3063

A Ananas Anam desenvolveu um inovador cabedal ecológico que é natural e sustentável, chama-se Piñatex. O Piñatex é produzido a partir das fibras de folhas de abacaxi, que são deitadas no lixo às toneladas depois da colheita da fruta.

A Ananas Anam desenvolveu um inovador cabedal ecológico que é natural e sustentável, chama-se Piñatex. O Piñatex é produzido a partir das fibras de folhas de abacaxi, que são deitadas no lixo às toneladas depois da colheita da fruta.

fibas ananas textil

Este têxtil ecológico é feito de folhas de abacaxi e é macio, leve, flexível, moldável e facilmente tingido para aplicações em sapatos, carteiras e estofos. O Piñatex está disponível em diferentes espessuras e acabamentos, tudo biodegradável.

A Ananas Anam foi criada pela designer têxtil Carmen Hijosa em parceria com o Real College of Art de Londres, com o objetivo de encontrar um substituto para o cabedal de origem animal, que passa por um processo muito poluente.

A Ananas Anam desenvolveu um inovador cabedal ecológico que é natural e sustentável, chama-se Piñatex. O Piñatex é produzido a partir das fibras de folhas de abacaxi, que são deitadas no lixo às toneladas depois da colheita da fruta.

Carmen foi para as Filipinas para conhecer a sua indústria de cabedal. No entanto, percebeu que as fibras à base de abacaxi tinham um enorme potencial para a produção têxtil, e que poderia usar as habilidades e matérias-primas do país.

sapatilhas puma Folhas de abacaxi

pinatex cabedal ecológico

Toda a investigação e desenvolvimento do Piñatex foram feitas nos laboratórios da Royal College of Art que fez uma parceria com as marcas Camper, Puma e o designer Ally Capellino para lançar produtos utilizando o cabedal ecológico.

Como é que cabedal ecológico é produzido?

As fibras que fazem o Piñatex são extraídas das folhas de abacaxi por um processo chamado de descasque. Desse processo resulta a biomassa, que pode ser convertida em adubo ou biogás, gerando rendimento adicional para as comunidades agrícolas de abacaxi. Em seguida, as fibras são submetidas a um processo industrial para tornar-se um tecido.

processo de fabrico pinatex

Cada vez mais pessoas têm preocupações com o seu estilo de vida ser mais sustentável, e em resposta a isso as marcas começam a produzir opções mais sustentáveis. Outro exemplo de um têxtil sustentável e biodegradável é o F-ABRIC, da Freitag, que é feito com fibras de plantas.

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fontes: Stylo urbano, Collectively

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livroComo conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF, ePub ou para ouvir o Audio Livro em mp3!

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts