Estima-se que 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos, ou aproximadamente 30 % da produção mundial, seja perdida ou desperdiçada anualmente, segundo a Organização das Nações Unidas. Com o objetivo de combater o desperdício alimentar, um grupo de estudante de design da Willem de Kooning Academie, no sul da Holanda, criaram acessórios feitos de Cabedal de fruta, ou seja, um material feito a partir de frutas que iriam para o lixo, chamaram ao projeto Fruitleather Rotterdam.
Carteiras feitas de mangas, sacos de compras à base de nectarinas e até abajures criados com polpa de pêssegos, são algumas das propostas destes estudantes.
Os materiais utilizados para criar estas peças são compostos de alimentos maduros ou considerados “esteticamente inapropriados” para venda nos mercados, ou seja tortos, grandes ou pequenos demais, e que por isso acabam no lixo.
Os estudantes inspiraram-se numa técnica que os chefs de cozinha usam para amassar, cozinhar, e secar a fruta para para fazerem o cabedal de fruta. Desta forma, os estudantes Hugo de Boon, Aron Hotting, Koen Meerkerk, Maaike Schoonen, Bart Schram e Miloy Snoeijers conseguiram criar um produto comercialmente viável, como um novo tipo de “cabedal ecológico”.
Cada combinação de frutas, origina um resultado diferente, por isso, os designers estão constantemente a melhorar as suas criações.
Hugo de Boon, um dos elementos do grupo que desenvolveu esta ideia, explicou que “‘cabedal de morango” é bastante frágil, rasgando-se muitas vezes quando dobrado. Mas se se adicionar abóbora ou maçã, isso pode mudar.“
Outro projeto interessante que produz cabedal ecológico, natural e sustentável, chama-se Piñatex. Este é produzido a partir das fibras de folhas de abacaxi, que são deitadas no lixo às toneladas depois da colheita da fruta.
O combate ao desperdício é cada vez mais intenso. O projeto Fruta Feia, uma cooperativa que tem o objetivo de “resgatar” a fruta e os legumes que não têm o aspeto visual exigido pelas grandes superfícies, combate o desperdício e promove uma economia mais sustentável.
Outras formas de combater o desperdício alimentar é a gerar energia com produtos que iriam para o lixo, foi o que um supermercado britânico fez, “resgatar” a fruta e os legumes que não têm o aspeto visual exigido pelas grandes superfícies e vendê-la ao público, foi o que fez a Fruta Feia, ou mesmo criar embalagens rótulos inteligentes que nos dizem se um alimento está estragado.
Fontes: Planeta Sustentável, Ecouterre, Agro&Cheme
ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?
Se estás à procura de emprego, reformula o currículo para que te possas destacar da multidão!
Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui…
Sugiro igualmente que ouças o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!