networking

Sete segundos para causar uma boa primeira impressão

Como vencer, Sofia Marques Correia, TodosComentários fechados em Sete segundos para causar uma boa primeira impressão2781

Quando abordas uma pessoa pela primeira vez, pode ser o teu novo chefe, um novo colega da equipa de trabalho, ou um potencial cliente, no preciso momento em que essa nova pessoa te vê, o seu cérebro realiza uma primeira impressão de ti fazendo milhares de cálculos: És alguém a confiar ou a evitar? És amigo ou inimigo? Tens autoridade? És competente, simpático, confiante?

Esses cálculos são feitos a uma velocidade relâmpago. Investigadores da Universidade de Nova York descobriram que tomamos onze importantes decisões sobre outra pessoa nos primeiros sete segundos.

Em interações profissionais, a primeira impressão é crucial, pois pode garantir que o negócio é fechado ou não. Não podes impedir que as pessoas façam essas decisões rápidas sobre ti – o cérebro humano está programado desta forma como um mecanismo de sobrevivência – mas podes entender como fazer essas decisões trabalharem a teu favor.

A primeira impressão é fortemente influenciada por sinais não-verbais ou linguagem corporal, ou seja pela forma como andamos ou os gestos que fazemos. Na verdade, estudos indicam que a linguagem corporal tem quatro vezes maior impacto sobre o que uma pessoa pensa da outra do que qualquer coisa que diga.

Para transmitires confiança e teres sucesso nas tuas primeiras impressões segue estas dicas:

1. Ajusta a tua atitude:

Antes de ligares para alguém, entrar numa sala de reuniões ou pisar o palco para fazer uma apresentação, pensa sobre a situação e faz uma escolha consciente sobre a atitude que queres ter naquele momento.

empreededor vencer ceu sucesso

Créditos: www.priotime.com

2. Endireita a postura:

Confiança e poder são transmitidos pela altura e espaço. Ter uma postura destemida, puxando os ombros para trás, e mantendo a cabeça erguida são sinais de confiança e competência.

3. Sorri:

Um sorriso é um convite, um sinal de boas-vindas. Ao sorrires transmites a ideia de: “Eu sou amigável e acessível.”

4. Faz contacto visual:

Olhar nos olhos de alguém indica confiança, interesse e abertura.

Para melhorar o contacto visual, pratica tentando observar a cor dos olhos das novas pessoas que conheceres.

5. Levanta as sobrancelhas:

Abre os olhos um pouco mais do que o normal para simular o “flash de sobrancelha”, que é o sinal universal de reconhecimento.

6. Cumprimenta com um aperto de mão:

Este é o caminho mais rápido para estabelecer uma ligação, é também o mais eficaz.

Investigações mostram que leva uma média de três horas de interação contínua para desenvolver o mesmo nível de relacionamento que podes ter com um único aperto de mão.

aperto de mão primeira impressão

7. Inclina-te ligeiramente:

Quando te inclinas ligeiramente para a frente mostras que estás envolvido e interessado. No entanto, é importante respeitar o espaço da outra pessoa. Isso significa que, na maioria das situações de negócios, deves permanecer a cerca de dois metros de distância da outra pessoa.

Cada encontro, desde conferências a almoços de negócios, é uma oportunidade para conhecer novas pessoas, expandir os teus contactos profissionais, fazendo uma boa primeira impressão. Tens apenas sete segundos – mas se os aproveitares bem, sete segundos são tudo que precisas!

Se queres saber mais sobre este assunto, descobre como ler os gestos dos outros.

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fonte: Emprego pelo Mundo


Este tema é abordado no livro “Como conseguir emprego em 30 dias” da autoria de Pedro Silva-Santos.

Livro - Como conseguir emprego em 30 dias

Se pretendes que o workshopComo conseguir emprego em 30 dias” se realize na tua cidade, não hesites em contactar-nos por telefone ou por e-mailinfo@emprego30dias.com… 🙂

Visita regularmente a secção “Dicas” do site deste evento para poderes aprender várias estratégias que te permitirão destacar da multidão: www.emprego30dias.com/dicas

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts