Bioplástico: cogumelos são o plástico do futuro

Green Nation, Ideias Brilhantes, Todos, VídeosComments (4)5636

A maioria dos plásticos que encontramos são feitos à base de petróleo, mas a empresa americana Ecovative Design quis mudar isso e criou um bioplástico ou “plástico feito de cogumelos”, um novo material à base de cogumelos que vai substituir o plástico.A maioria dos plásticos que encontramos são feitos à base de petróleo, mas a empresa americana Ecovative Design quis mudar isso e criou um bioplástico ou "plástico feito de cogumelos", um novo material à base de cogumelos que vai substituir o plástico.

Eben Bayer sempre teve uma grande preocupação com a utilização do plástico e a sua substituição por outro material. Depois de muitos anos de investigação, abriu a Ecovative Design, uma empresa pioneira no fabrico de materiais à base de cogumelos.

A maioria dos plásticos que encontramos são feitos à base de petróleo, mas a empresa americana Ecovative Design quis mudar isso e criou um bioplástico ou "plástico feito de cogumelos", um novo material à base de cogumelos que vai substituir o plástico.

Durante a investigação para encontrar um material de baixo custo para ser utilizado em isolamento e embalagens, encontraram o micélio (“raízes” de cogumelo), uma rede de células de fungos filiformes que tornam possível juntar subprodutos agrícolas.

A maioria dos plásticos que encontramos são feitos à base de petróleo, mas a empresa americana Ecovative Design quis mudar isso e criou um bioplástico ou "plástico feito de cogumelos", um novo material à base de cogumelos que vai substituir o plástico.

No site da empresa dizem que a “Ecovative usa micélio para unir subprodutos agrícolas, como cascas de sementes ou espigas de milho, formando um material que pode substituir a espuma ou a esferovite. Esta mistura de cogumelos e subprodutos agrícolas cresce em formas de madeira durante alguns dias, criando uma vedação hermética”.

Descobre como é que o bioplástico de cogumelos é fabricado:

O bioplástico feito de cogumelos é mais sustentável, pois é 100% reciclável, muito mais barato e ainda aproveita resíduos orgânicos.

O plástico demora de 500 a 1000 anos para se decompor. Por essa razão, começam a surgir muitas pessoas a tentar resolver o problema do plástico. Outra empresa interessada em resolver o problema dos sacos de plástico é a Ecoplas, que produz sacos para as compras à base de mandioca e que são consumidos pela natureza em apenas 10 dias.

O problema do plástico, principalmente aquele que vai parar aos oceanos, é cada vez mais falado e talvez por isso apareçam cada vez mais pessoas interessadas em resolvê-lo. Exemplo disso é o génio de 19 anos que arranjou uma solução para limpar os oceanos, ou a Ocean Sole, que é uma empresa que recolhe chinelos de borracha abandonado nas praias e transforma-os em brinquedos, jóias, esculturas e produtos de decoração.


Este tema foi sugerido por Teresa Zuna, sugere tu também ideias ou projetos interessantes para publicarmos no NOCTULA Channel através do Facebook ou pelo email info@noctulachannel.com! :)

Noctulers-Green-Nation

Fonte: Nosso parceiro Green Nation

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts