Bibliotecas Sem Fronteiras – Será que os refugiados merecem ir ao cinema?

Ideias Brilhantes, QICI, TodosComentários fechados em Bibliotecas Sem Fronteiras – Será que os refugiados merecem ir ao cinema?913

Em zonas de conflito, ou atingidas por desastres naturais, a principal prioridade é assegurar que necessidades básicas, como comida, abrigos e cuidados de saúde são garantidas à população. Mas, a médio prazo, ficarão por aqui as necessidades de quem tudo perdeu? É com esta ideia em mente que a organização sem fins lucrativos Libraries Without Borders (Bibliotecas Sem Fronteiras) funciona, o seu objetivo é tornar a cultura, formação e educação acessível às pessoas que muitas ficam durante anos isolados nos campos de refugiados, estimulando-as a ultrapassar as dificuldades.

biblioteca ideas box

Ideas-Box jogar Bibliotecas Sem Fronteiras

As Nações Unidas declararam em 2011 que o acesso à Internet é um direito humano, mas quantas formas conhecemos de garantir esse direito a quem se encontram em situações humanitárias?

Quando ocorre uma catástrofe natural, uma crise política ou um conflito violento numa região, as pessoas fogem e tornam-se refugiadas. Segundo Jérémy Lachal, fundador da organização Libraries Without Borders, existem 50 milhões de refugiados ou deslocados. Nos campos de refugiados não há trabalho nem condições para o desenvolver. O tempo médio que uma pessoa passa num campo de refugiados é 17 anos.

Com o intuito de levar cultura aos refugiados e os ligar ao mundo através da internet, a Libraries Without Borders criou a Ideas Box, um kit multi-media que pretende ser uma forma fácil e rápida de tornar a web, e outras formas de cultura, informação e educação, acessível em zonas atingidas por desastres, ou mais remotas.

ideasbox bibliotecas sem fronteiras

educação formação refugiados

Os objetivos principais do projeto Ideas Box das Bibliotecas Sem Fronteiras são:

– Reforçar a educação;

– Religar as pessoas ao mundo, aos familiares e prevenir os riscos de rumores;

– Reforçar a resiliência das pessoas;

– Estimular a criatividade, a aprendizagem e a criação.

bibliotecas sem fronteiras ideas box

ideas box refugiados

bibliotecas sem fronteiras educação

Com design de Philippe Starck, a Ideas Box é composta por quatro caixas compactas, sendo que cada uma contém diferentes formas de satisfazer necessidades culturais. A caixa amarela contém quinze portáteis, quatro computadores, satélites e Internet 3G. A caixa azul contém um módulo de cinema com uma TV incluída, ecrã de projeção e acesso a um catálogo de filmes. A caixa laranja tem 250 livros, 50 leitores eletrónicos, 5000 e-books e material da Khan Academy, Open Street Map e TED. Por último, uma caixa verde contém ferramentas para lições de código, e artes e ofícios.

A ideia dos criadores não é substituir a construção de escolas e bibliotecas, mas levar a cultura de uma forma acessível e funcional a sítios isolados ou com poucos recursos.

A Ideas Box estão a ser utilizadas em várias zonas do mundo – incluindo o Ruanda e países que fazem fronteira com a Síria.

A organização Bibliotecas Sem Fronteiras precisa do apoio de 500 000 € para criar 1000 Ideas Box para 5 milhões de refugiados. Se gostaste deste projeto e queres ajudar, vota nesta ideia no Google Impact Challenge, um concurso que selecionará uma ideia que tornará o mundo melhor.

Noctulers-QICI quantas ideias

Fonte: Site parceiro Quantas Ideias Cabem Numa Ideia?


Se queres ser parceiro do NOCTULA Channel, envia um email para info@noctulachannel.com.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts