Aumento do preço das energias preocupa o Governo e a DECO

Eletricidade, Energia, Gás, Gás natural, Selectra, TodosComentários fechados em Aumento do preço das energias preocupa o Governo e a DECO182

No último dia 22, recebemos a notícia de que o Governo pede esclarecimentos à ERSE quanto a um aumento de até 80% no preço das energias no mercado grossista. No dia anterior, também foi requerido à Entidade Reguladora de Serviços Energéticos pela Associação de Defesa do Consumidor, a DECO, uma análise da alta subida nos valores do gás de botija.

Só no mês de janeiro, as energias no mercado grossista, nomeadamente a eletricidade, chegou a oscilar de 51€/MWh até 92€/MWh. Jorge Seguro Sanches, Secretário de Estado da Energia, exigiu então explicações à ERSE sobre o porquê desta variação. Aparentemente, uma das principais razões são os contratos take or pay do gás natural, necessário para a produção de eletricidade no país.

“Este Governo já conseguiu que os contratos take or pay – que não eram conhecidos do estado, mas que o estado tinha de se responsabilizar por eles – sejam neste momento conhecidos pelo regulador das energias em Portugal, mas achamos que há aqui ainda um trabalho a fazer nesta questão”, reconhece o secretário de estado. De acordo com estes contratos, o comprador é obrigado a pagar uma determinada quantidade de gás natural, mesmo que não a consuma, e preveem um fornecimento de, no mínimo, 10 anos.

Jorge Seguro Sanchez também admite que a falta de vento e humidade, durante o mês de janeiro, ajudaram a contribuir na elevação dos preços, pois diminui a produção a partir de fontes renováveis. No entanto, apesar destes fatores, ainda acredita ser inexplicável uma flutuação de preços de até 80% e, por isso, pede que a ERSE justifique tal facto.

Carlos Afonso Sobral, responsável da Selectra Portugal, empresa comparadora de tarifas no mercado livre de energias, comenta o assunto: “Felizmente Portugal tem um sistema que difere da Espanha, país que também sofreu com as variações do mercado no último mês e, portanto este aumento dos preços não é repassado para o consumidor final. No nosso território, as companhias apresentam tarifas fixas para os clientes e são as próprias que assumem os riscos de uma inconstância no preço da eletricidade no mercado grossista”.

Apesar desta instabilidade no valor da eletricidade não afetar o bolso dos consumidores portugueses, outra já deveria preocupar-nos mais: segundo a DECO, os gases de botija duplicaram de preços nos últimos 15 anos, em relação ao gás natural. Em 2002, o kWh de ambos os tipos de gases, custava em média dois cêntimos; no entanto, agora a diferença entre os de garrafa e o natural já chega aos sete cêntimos.

Pedro Silva, técnico da DECO Proteste, comenta que a diferença entre o preço de venda ao público e o de referência, subiu consideravelmente: “Nos últimos três anos, o preço de referência desceu cerca de 48 cêntimos por quilo, ou seja, 6,24 euros numa garrafa de 13 quilos de butano. Já o preço de venda ao público só desceu 21 cêntimos por quilo, o que se traduz em 2,77 euros por garrafa”.

A associação apela à ERSE, que passará a assumir algumas competências da ENMC (Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis), que realize um estudo, para compreender a razão desta diferença, a partir das várias parcelas responsáveis pela formação do preço do gás de botija.

Este artigo foi produzido pela equipa Selectra, líder no aconselhamento de tarifas de gás natural e eletricidade em França e Espanha e agora em Portugal. Atualmente tem ao seu dispor o site dirigido aos consumidores de energias onde podem comparar as tarifas e ter toda a informação relacionada com o mercado livre.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts