ativar uma marca marketing

Como ativar uma marca de forma totalmente gratuita

Como vencer, ComparaJá.pt, TodosComentários fechados em Como ativar uma marca de forma totalmente gratuita1292

Divulgar e ativar uma marca é um dos aspetos mais importantes de qualquer negócio, seja ele grande ou pequeno, de retalho ou B2B. Uma estratégia de marca eficaz dar-te-á logo à partida um ponto de vantagem nos mercados cada vez mais competitivos.

Resumindo, se estás a tentar criar e desenvolver uma marca, tem em mente que ela é uma promessa para possíveis clientes, uma vez que transmite o que podem esperar dos produtos e serviços e o que a diferencia das concorrentes. A tua marca é o resultado do que és, quem queres ser e do que as pessoas precisam.

Os benefícios que uma marca estrategicamente definida pode trazer são parecidos com duas pessoas que se apaixonam. Quando os clientes se conectam emotivamente – por partilharem os mesmos valores e convicções à volta de uma marca – isso leva a mais conversões e diferenciação da marca. Também conduz a lealdade e defesa dos preços quando os concorrentes dependem de descontos promocionais para impulsionar vendas.

Existem várias alternativas de crédito que podem ser comparadas em Portugal para quem quer começar uma empresa. Mas, principalmente para quem está a começar e não tem muito financiamento, quais são as melhores maneiras de divulgar a marca, os seus produtos/serviços e conteúdos?

ativar uma marca marketing

1 – Publicar Conteúdo Excelente. Claro que este ponto nem devia ser mencionado, mas seria negligente não sublinhar a importância de ter conteúdos espetaculares. Se conseguires criá-lo por ti próprio, melhor. Mesmo que escrever não seja o teu ponto forte, não deve ser difícil arranjar alguém que saiba fazer bons artigos para o blog.

Tenta criar conteúdo como dicas relacionadas com a tua indústria, com bullet points, parágrafos pequenos, keywords, etc… Em suma, tenta seguir os princípios para teres conteúdo otimizado para SEO, para que subas organicamente no ranking do Google.

2 – Fazer Vídeos Institucionais. Conteúdo animado é cada vez mais valorizado e, apesar de poder ser caro mandar fazer a quem sabe, não há nada de mal em tentares fazer por ti próprio umas brincadeiras. Pode ser que corra bem… Se for um grande desafio, podes sempre fazer uns slides animados e partilhá-los no SlideShare.

3 – Redes Sociais. Na fase inicial do teu negócio, e caso não tenhas orçamento para pagar Facebook e Google Ads, convida todos os amigos e familiares que tenhas nas redes sociais a gostarem e seguirem a tua empresa. É uma forma grátis e fácil de aumentares a tua presença nas redes sociais.

4 – Reddit. Uma rede social estruturante autointitulada a “página inicial da internet” que pode ser uma ferramenta poderosa quando utilizada estrategicamente. O Reddit é composto por um público muito batido em tecnologia, que está a par de todas as estratégias de marketing. Para prevalecer no Reddit, partilha apenas conteúdos muito bons e publica só para nichos. Nesta rede, existem subcategorias (subreddits) que lidam com interesses mais específicos e restritos em vigor.

5 – Infográficos. São ferramentas de marketing poderosíssimas. São atrativos, fáceis de perceber e as pessoas adoram partilhá-los, pelo que é uma ótima maneira de aumentar links e referral traffic. Caso não consigas contratar um designer, tenta fazer tu próprio, existem vários programas que podes usar.

6 – Reutilizar Dados Antigos. Se o budget para marketing está apertado, podes não conseguir contratar content writers para atualizar os conteúdos do blog. Se estás num período de seca de conteúdo, em vez de criares novos, dá nova vida a qualquer coisa que já exista na internet. Existem toneladas de conteúdos e dados estatísticos, muitos deles que nem chegam a ser notícia.

Encontra um estudo relacionado com a tua indústria que interesse aos leitores e aperfeiçoa-o, enaltecendo as partes mais importantes, adicionando imagens e gráficos e escrevendo os teus próprios pensamentos baseados nas informações do estudo.

Não precisas de ser um mestre da escrita para isto – os dados fazem o trabalho mais complicado. Lembra-te apenas de citar as fontes e dar crédito a quem merece.

7 – Exposição no LinkedIn. O LinkedIn é uma rede social que cada vez mais profissionais utilizam. Não te fiques apenas por adicionar contactos – junta-te a grupos, participa em discussões e partilha os posts do blog. Nesta rede estão sempre a surgir acontecimentos e pode ser um bom lugar para promoveres conteúdos, partilhar ideias e construir a tua marca.

Conhece aqui algumas dicas para destacares o teu perfil do LikedIn e dares-te a conhecer a ti e à tua marca a possíveis conexões que podem vir a ser úteis em contextos profissionais.

linkedin-man dicas melhorar perfil, ativar uma marca

8 – Reciclar Conteúdo. Tal como podes reajustar estudos estatísticos existentes, também podes reinventar conteúdos antigos em novas criações. Transforma um webinário num tutorial em vídeo ou uma coleção de artigos num e-book. Não tenhas medo de misturar conteúdos antigos – é muito provável que muitas pessoas não o tenham visto e por isso será sempre uma novidade para elas.

9 – Fazer Parcerias Estratégicas. Junta-te a empresas relacionadas com a tua indústria (que não sejam concorrência direta) para um projeto em conjunto. Isto pode ser feito localmente de forma offline através de evento, ou online em webinários ou amostras de promoções.

Fazer parceria com outras empresas multiplica as hipóteses de seres notificado. Caso te juntes a uma empresa já com algum relevo, estás introduzir-te a uma nova audiência que pertence à tua indústria. Pensa nisto!

10 – Candidaturas Online a Prémios de Empresas. A maioria das indústrias têm prémios para melhores empresas, nomeadamente startups, que não perdes nada em concorrer. Caso ganhes, podes sempre pôr o certificado no site, aumentando a credibilidade da tua marca e, consequentemente, as vendas.

11 – Guerrilla Marketing. O chamado marketing de guerrilha enfatiza a criatividade em vez de orçamento e as estratégias utilizadas são normalmente mais baratas e fáceis de implementar. Aproveita uma vitrina abandonada como uma tela de arte de rua para divulgar a tua marca ou aproveita acontecimentos marcantes e “cola” a voz da tua empresa de uma maneira criativa… Enfim, existem inúmeras possibilidades para inventares e não precisas de um grande orçamento para ser bem sucedido.

12 – Email Marketing. Esta é uma ótima forma de obter novos visitantes para o teu negócio, assim como manter relações com os que já tens.

Consegue que mais visitantes se inscrevam na tua newsletter oferecendo algum bónus por subscrição (ex: um e-book gratuito sobre como poupar com produtos feitos em casa…). Vai educando os subscritores até estarem prontos a serem clientes. Podes começar a tua campanha de email marketing com um serviço gratuito, como o MailChimp.

NOCTULER-Compara-Já-NOCTULA-Channel

Este artigo foi produzido pela equipa do ComparaJá.pt, a mais recente plataforma online de agregação e comparação de produtos financeiros em Portugal, como cartões de crédito e crédito pessoal. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts