Uma “frota” de burros na recolha do lixo

Curiosidades, Sofia Marques Correia, Todos, VídeosComentários fechados em Uma “frota” de burros na recolha do lixo1396

Na vila italiana de Castelbuono, na Sicília, os burros voltaram às ruas estreitas e empedradas para fazer a recolha do lixo produzido pelos seus 10 000 habitantes.

Sugestão de leitura:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

A criatividade é importante quando a intenção é reduzir a quantidade de lixo que produzimos. Às vezes é necessário criar novos processos com tecnologias inovadoras, mas outras vezes basta combinar ferramentas que já conhecemos para reduzir o desperdício, poupar dinheiro e aumentar a sustentabilidade.

Castelbuono burros recolha do lixo resíduos

Mario Cicero, o presidente da câmara de Castelbuono, decidiu usar burros na recolha do lixo porta-a-porta. Por um lado torna os burros úteis, recuperando a raça tradicional da região e diminuindo os custos em projetos de recuperação da espécie, por outro lado é uma forma de reintroduzir pessoas que estavam à margem da sociedade, com problemas mentais ou de adição, utilizando a interação com os animais como uma terapia. Por fim, este sistema de recolha do lixo ainda se torna numa atração turística e uma ferramenta educacional.

recolha do lixo resíduos burros

Do ponto de vista da gestão, o sistema é eficiente e flexível, com custos de manutenção muito baixos, comparando com o sistema de recolha de lixo com veículos motorizados. Um pequeno veículo custa mais de 15 000 Euros e dura entre 5 a 10 anos, enquanto que um burro custa menos de um décimo e vive mais tempo. Além disso, a manutenção dos burros (tratamento dos animais) é muito mais baixo também, não precisam de óleo nem de eletricidade para funcionar.

Castelbuono burro cenoura recolha do lixo

Para além de todas as vantagens na recolha de lixo, os burros podem ser úteis em outras tarefas. Por exemplo, o seu leite é muito valorizado e podem ajudar pessoas com deficiências ou problemas mentais (asinoterapia, terapia com burros). Do ponto de vista cultural, a um custo zero, este elemento importante da cultura Siciliana e Mediterrânica voltou a participar nas cerimónias e atividades festivas locais.

Esta é, sem dúvida, uma história de sucesso na integração, educação, criatividade e sustentabilidade na Vila de Castelbuono.

Este tema foi sugerido por Teresa Zuna, sugere tu também ideias ou projetos interessantes para publicarmos no NOCTULA Channel através do nosso Facebook ou pelo email info@noctulachannel.com! :)

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Lê todos os artigos da Sofia aqui.

Também gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fonte: Zero Waste Europe, Waste Out Loud

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts