animais atravessam a estrada e correm perigo de vida

Os animais também querem atravessar a estrada

Curiosidades, Sofia Marques Correia, TodosComments (3)5714

Em Portugal faz-se um planeamento e implementação de medidas para cada projeto, de forma independente dos restantes projetos e nunca numa escala regional ou nacional. Segundo a Estradas de Portugal (EP), seria interessante identificar os problemas de fragmentação e elaborar um plano de atuação a nível nacional.

Sugestão de leitura:

Capa-livro-a-Perda-Lucia-Juliao

O atravessamento de animais nas estradas não é apenas perigoso para os próprios mas também para os condutores, podendo provocar acidentes.

O programa de monitorização da EP  aponta para o grupo dos mamíferos como tendo as maiores taxas de atropelamento nas estradas. Mas alerta ainda para que outros grupos de animais possam estar a ser subestimados, devido à rápida degradação dos corpos.

Uma das medidas para diminuir o atropelamento de animais é a construção de passagens por baixo das estradas. Estas devem ser apelativas para os animais, para que se sintam seguros a utiliza-las, quer através de uma melhor integração paisagística das mesmas, quer através da colocação de passadiços secos nas passagens hidráulicas.

animais passagem faunistica

Foto: ARC – passagens para fauna

Outra medida é colocar vedações e evitar a degradação das mesmas, com uma base de 50 cm enterrada, o que dificulta a escavação sob a mesma por parte dos animais. A vedação deve contornar as passagens hidráulicas num ângulo oblíquo, encaminhando os animais para as mesmas.

animais, estradas

Imagens de animais capturadas com câmaras de infravermelhos a utilizar as passagens para fauna. Montagem da foto: Tony Clevenger.

Embora as medidas referidas não sejam igualmente eficientes para todas as espécies, a maioria dos mamíferos beneficiará da sua implementação. Já no que respeita às aves, ainda não existem soluções reconhecidamente eficazes para a minimização da sua mortalidade por atropelamento.

Na ARC – Wildlife Crossing Competition, um concurso em que várias empresas desenvolveram passagens para animais , o projeto hyper-nature venceu.

passagem para vida selvagem nos EUA

Foto: HNTB and Michael Van Valkenburgh Associates Inc.

Apesar das estradas terem um elevado grau de impacte ao nível da fauna, a EP está empenhada em reduzi-lo. O contrato de concessão celebrado entre a EP e o Estado inclui dois parâmetros intimamente relacionados: a redução da mortalidade nas estradas e o aumento da utilização das passagens pelos animais.

Na subconcessão do Douro Interior vê os trabalhos que foram realizados pela NOCTULA – Consultores em Ambiente: http://noctula.pt/monitorizacao-dos-sistemas-ecologicos-subconcessao-douro-interior.

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Lê todos os artigos da Sofia aqui.

Também gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos um email a informar que gostaria de ser editor do portal 🙂

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, tens que ouvir o Audio Livro que já ajudou milhares de candidatos. São quase 3 horas e meia de dicas que certamente vão fazer a diferença nesta fase da tua vida!

Audio Livro Como conseguir emprego em 30 dias

Sugiro igualmente que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts