Frigorífico solidário galdakao

Frigorífico solidário é abastecido com alimentos desperdiçados

Ideias Brilhantes, Sofia Marques Correia, TodosComentários fechados em Frigorífico solidário é abastecido com alimentos desperdiçados2862

Na cidade espanhola Galdakao, de apenas 29 mil habitantes, existe um frigorífico solidário (em espanhol “Nevera Solidaria”) numa das suas ruas. Este frigorífico tem sido abastecido com alimentos não utilizados por residentes, supermercados e restaurantes.

Muitas toneladas de alimentos são desperdiçados diariamente em todo o mundo. O desperdício alimentar é um problema mundial, estimando-se que, de todos os alimentos produzidos no mundo, 30% acabam no lixo, seja durante o processo de colheita e armazenamento, seja na forma de sobras de comida.

Frigorífico solidário galdakao

No primeiro frigorífico solidário em Espanha, os alimentos são deixados em perfeitas condições de consumo e são destinados a quem quiser levá-los.

A iniciativa foi criada por Álvaro Saiz e outros membros de uma associação de voluntários da cidade. A ideia surgiu quando discutiam sobre a grande quantidade de alimentos que são desperdiçados quando se aproxima o final da data de validade, que poderiam ser aproveitados por outras pessoas em vez de ir para o lixo.

Frigorífico solidário desperdício alimentar

Os criadores do projeto são responsáveis por inspecionar o que é colocado no frigorífico solidário. Algumas das regras são: etiquetar os alimentos, informando quando foram cozinhados, e não deixar ovos, carnes e peixe cru, nem comidas enlatas ou empacotadas fora da validade.

Álvaro Saiz explica que o objetivo da ação não é a caridade, mas sim, combater o desperdício alimentar“Não importa quem vai levar os itens – Julio Iglesias poderia passar por aqui e levar uma comida –, o que importa é recuperar o valor da comida e lutar contra o desperdício”.

desperdício alimentar alvaro saiz

Todo o tipo de pessoas já passou pelo frigorífico solidário, incluindo aqueles que têm dificuldades económicas a um trabalhador da construção civil que retirou um gelado a poucos dias do final do seu prazo de validade, durante a sua pausa do almoço.

Este não é o único frigorífico solidário que existe, outro exemplo é o da instituição social Corvia, que instalou um frigorífico comunitário num bairro de Bruxelas, chamaram-lhe Free Go e funciona de forma simples: qualquer pessoa pode deixar alimentos e qualquer um pode retirá-los.


Outras formas de combater o desperdício alimentar é a gerar energia com produtos que iriam para o lixo, foi o que um supermercado britânico fez, “resgatar” a fruta e os legumes que não têm o aspeto visual exigido pelas grandes superfícies e vendê-la ao público, foi o que fez a Fruta Feia, ou mesmo criar embalagens rótulos inteligentes que nos dizem se um alimento está estragado.

Sofia Marques Correia NOCTULER NOCTULA Channel

Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia. Gostavas de ver os teus textos no NOCTULA Channel? Envia-nos o tema sobre o qual queres escrever para info@noctulachannel.com.

Fontes: Hypeness, Guardian

 

ESTÁS À PROCURA DE EMPREGO?

Se estás à procura de emprego, sugiro que reformules o teu currículo para que te possas destacar da multidão!

Usa um destes modelos de currículo editáveis e totalmente personalizáveis em Word. Vê aqui

Modelo de currículo editável em Word

CV-PSS-E30D-007 - modelo de currículo editável em Word

Aproveita para ler o livro “Como conseguir emprego em 30 dias” em papel, PDF ou em formato ePub.

livro-como-conseguir-emprego-em-30-dias

Procuras mais dicas sobre emprego?

www.emprego30dias.com/dicas

Related Posts